Chocolates Cookoa planeja investir milhões em expansão e exportação com apoio do programa Prodec em SC

Um produto à base de cacau, com alto valor nutricional e sem alergênicos ou aditivos químicos

Chocolates Cookoa planeja investir milhões em expansão e exportação com apoio do programa Prodec em SC

Divulgação / Rafaela Hoffmann

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Na tarde deSTA segunda-feira, 29, representantes da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços estiveram na fábrica de chocolates Cookoa, localizada em Santa Catarina. A empresa catarinense está em processo de solicitação para utilizar o Programa de Desenvolvimento da Empresa Catarinense (Prodec). A visita contou com a presença de Anderson Anthony Linzmeyer, diretor de indústria, Wagner Pacífico, gerente de indústria, e Adílio Anísio, gerente de novos negócios.

A Cookoa, que foi originada no Rio Grande do Sul, foi trazida para Santa Catarina em 2019, durante a pandemia, devido às perspectivas positivas de expansão e às facilidades oferecidas pelo Estado. Atualmente, a empresa conta com 20 colaboradores, mas planeja aumentar esse número e empregar mais 50 pessoas nos próximos meses. Para alcançar esse objetivo, a Cookoa pretende utilizar o programa de fomento do Governo do Estado, o Prodec.

AGORA: Receba notícias pelo WhatsApp gratuitamente! Clique aqui para entrar em nossa comunidade, salve o contato do administrador e fique sempre bem informado!

"Em vez de emprestar dinheiro, o Estado permite que a indústria postergue parte do ICMS, valor que será devolvido aos cofres públicos com juros entre 0% e 4% ao ano, sendo benéfico para os empreendimentos", comenta Adílio Anísio, gerente de novos negócios na Sicos.

Os sócios da Cookoa, Tiago Carvalho da Silveira e Larissa Ludwig da Silveira, criaram um produto inovador: alimentos à base de cacau, com alto valor nutricional e sem alergênicos ou aditivos químicos. O negócio cresceu rapidamente e levou a empresa a conquistar o Prêmio Bronze das Américas em 2021, na categoria de melhor chocolate branco com inclusão. A competição ocorreu em Nova Iorque.

Com o apoio do Prodec, a Cookoa planeja investir entre R$ 7 milhões e R$ 10 milhões. Esses recursos serão destinados ao aumento das instalações, aquisição de maquinário, início das exportações e, consequentemente, à geração de mais empregos e ao estímulo da economia do estado.