Exportações de banana de Santa Catarina atingem níveis recordes

Os principais destinos da fruta produzida no estado são a Argentina e o Uruguai

Exportações de banana de Santa Catarina atingem níveis recordes

DIVULGAÇÃO / Redes sociais

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

A colheita de banana em Santa Catarina tem apresentado bons resultados este ano, impulsionada por uma boa produção e qualidade da fruta.

Os agricultores do estado estão experimentando um período de recuperação após os danos causados por um ciclone no ano passado, de acordo com o analista de Socioeconomia e Desenvolvimento Rural do Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa), Rogério Goulart.

Receba notícias pelo WhatsApp gratuitamente! Clique aqui para entrar em nossa comunidade!

Com os preços favoráveis e a produção em alta, houve um aumento significativo no valor das negociações nos mercados atacadistas nacionais. Segundo o Boletim Agropecuário de abril, o valor negociado da fruta catarinense nos três primeiros meses deste ano totalizou R$ 41,18 milhões, representando um crescimento de 50% em comparação com o mesmo período de 2022.

A oferta de bananas no mercado atacadista catarinense tem superado as 5 mil toneladas por mês, retornando aos níveis registrados em 2019, antes dos eventos climáticos extremos e da pandemia de Covid-19.

Durante a emergência sanitária, quando as escolas permaneceram fechadas, a demanda pela fruta diminuiu devido à redução no consumo pela merenda escolar.

De acordo com dados, a produção de banana no estado tem oscilado entre 719 e 739 mil toneladas desde o ano agrícola de 2014/2015, com exceção da safra 2020/2021, quando a produção atingiu 489 mil toneladas devido aos danos causados pelo ciclone.

Atualmente, Santa Catarina é responsável por cerca de 40% das bananas exportadas pelo Brasil. Os principais destinos da fruta produzida no estado são a Argentina e o Uruguai, países que fazem parte do Mercado Comum do Sul (Mercosul).

A recuperação da produção de banana em Santa Catarina é motivo de otimismo para os agricultores, que veem um retorno promissor aos níveis de produção anteriores. Com os bons resultados e demanda sólida, a perspectiva é de que a indústria de banana do estado continue a crescer e contribua para o fortalecimento do setor agrícola catarinense.