Itajaí encerra temporada de cruzeiros com mais de 80 mil passageiros

Foram injetados R$ 26 milhões na economia local

Itajaí encerra temporada de cruzeiros com mais de 80 mil passageiros

DIVULGAÇÃO/ COSEG-SPI

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

A temporada de cruzeiros 2022/2023 chegou ao fim em Itajaí, no Litoral Norte catarinense. Foram 25 escalas de navios das empresas Costa Cruzeiros e MSC, além do navio Ocean Explore, que trouxeram mais de 80 mil passageiros para a cidade e injetaram cerca de R$ 26 milhões na economia local.

Após a chegada das embarcações, os passageiros eram transportados por uma frota de ônibus até a estrutura no Centreventos, onde realizavam check-in, despacho de bagagens, verificação por raios-X e fiscalização.

De acordo com a Secretaria de Turismo e Eventos de Itajaí, e com a Superintendência do Porto de Itajaí (SPI), já há boas perspectivas para a próxima temporada de cruzeiros, esperando um aumento no número de embarques e desembarques por escala, próximo de duas mil pessoas.

As operadoras já demonstraram interesse em dobrar o número de escalas para a próxima temporada de 2023/2024 e aumentar em 70% o número de embarques/desembarques, mantendo o Porto de Itajaí como home port das companhias.

Além disso, o Porto de Itajaí realizou uma operação inédita nesta temporada de cruzeiros, de embarque e desembarque de passageiros do navio de cruzeiro Costa Favolosa, durante a madrugada, no dia 20 de janeiro, devido às más condições climáticas no porto de Santos (SP).

A Guarda Portuária afirmou que essa operação foi inédita na história do porto, pois as operações de embarque e desembarque de navios de passageiros tradicionalmente ocorrem no período diurno.

A cidade se consolida no mercado de cruzeiros no sul do Brasil, e a próxima temporada de cruzeiros 2023/2024 já começou a ser trabalhada com a avaliação da temporada anterior.