Santa Catarina comemora safra recorde de cebola

Os preços pagos ao produtor também estão acima do custo médio estimado para o estado, o que representa uma boa notícia para os agricultores

Santa Catarina comemora safra recorde de cebola

DIVULGAÇÃO/ REDES SOCIAIS

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Santa Catarina está celebrando uma safra recorde de cebola, com uma produção estimada em mais de 551 mil toneladas, o que coloca o estado como o maior produtor da hortaliça no país. Os preços pagos ao produtor também estão acima do custo médio estimado para o estado, o que representa uma boa notícia para os agricultores.

Além disso, o estado também está colhendo uma safra de trigo 38% maior do que no ciclo passado, com um volume de 481,5 mil toneladas. Mesmo com as condições climáticas não sendo ideais, o aumento da produção se deve, em grande parte, à expansão da área plantada, que cresceu cerca de 36% no estado.

No entanto, nem todas as culturas estão apresentando resultados tão positivos. A safra de alho catarinense já foi colhida, e os produtores estão comercializando o produto a preços inferiores ao custo de produção. Os preços pagos ao produtor tiveram uma redução significativa em janeiro em comparação com dezembro, o que tem preocupado os agricultores.

A colheita de arroz está em andamento, mas está cerca de 8% atrasada em relação às duas safras anteriores devido ao prolongado período de frio, que retardou o ciclo da cultura. As estimativas indicam uma queda de -1,07% na produção em comparação com o ciclo passado, e a condição climática tem preocupado os produtores com relação à produtividade e uniformidade do grão.

Por outro lado, o preço médio recebido pelos produtores do feijão-carioca e feijão-preto aumentou em janeiro em comparação com dezembro, o que representa um alívio para os produtores dessas culturas.

A safra agrícola em Santa Catarina tem apresentado resultados mistos, com alguns setores registrando recordes de produção e preços elevados, enquanto outros enfrentam desafios como preços abaixo do custo de produção e condições climáticas desfavoráveis.