Prefeitura de São João Batista diz não ter condições de ajustar salário dos professores

Em nota, a prefeitura da cidade afirma que, no momento, não tem como ajustar o salário dos docentes ao valor do piso salarial nacional

Prefeitura de São João Batista diz não ter condições de ajustar salário dos professores

Arquivo pessoal

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Após a polêmica sobre a falta de repasse no salário dos professores de São João Batista, a prefeitura enviou uma nota sobre o caso. Na última segunda-feira (17), a classe protestou em frente ao prédio do executivo exigindo que os responsáveis pela cidade garantam o reajuste de 33,24%, valor equivalente ao novo piso nacional assinado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL). O termo que garante o novo valor foi assinado em fevereiro deste ano, entretanto, até outubro não houve repasse.

Entretanto, apesar do protesto, o repasse não será feito. A administração de São João Batista alegou, em nota, que a cidade não possui condições financeiras de ir além do valor atual, que passou por reajuste de 16,37%.

Este último ajuste foi feito após representação dos docentes, no mês de abril, ao FNDE que, posteriormente, foi encaminhada ao Ministério Público (MPSC) e ao Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE/SC). No documento, eles exigiam o repasse do índice de revisão geral que já estava sendo pago para todos os servidores da cidade. 

Entretanto, segundo os profissionais, na prática, falta acrescentar aproximadamente 17% para se chegar ao índice do piso federal, que é de R$ 3.845,34. Atualmente, os docentes recebem cerca de R$ 3.191. 

Ainda conforme a prefeitura da cidade, a atual preocupação é garantir o pagamento em dia dos salários e do 13º dos servidores. Confira a nota na íntegra:

"A administração municipal de São João Batista entende e considera legítima as reivindicações da categoria. No entanto, o Município não possui condições de ir além dos 16,37% de aumento já repassados a professores e orientadores educacionais por meio da Lei Municipal nº 4152/2022, devido à situação financeira que se encontra. A preocupação, no momento, é garantir o pagamento em dia dos salários e do 13º dos servidores, com uma série de medidas de contenção em andamento".