Química e memes: a fórmula do sucesso nas aulas de professor catarinense

Cristiano Sousa utiliza memes em provas corrigidas para animar seus alunos e conquista a internet

Química e memes: a fórmula do sucesso nas aulas de professor catarinense

Reprodução/ Tik Tok

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Cristiano Sousa, um professor de Química da rede estadual de Santa Catarina, ganhou destaque nas redes sociais ao utilizar memes para encorajar seus alunos a estudarem. Atuando em uma escola de Tubarão, no sul do estado, Cristiano coloca um meme em cada prova corrigida para animar ou consolar os estudantes, de acordo com o desempenho obtido. A ação do educador se tornou viral e foi compartilhada em diversas páginas humorísticas na internet.

O objetivo, segundo Cristiano, é relaxar e conquistar a confiança dos alunos ao abordar temas com os quais eles estão familiarizados, sem expô-los publicamente. O uso dos memes contribui para um ambiente escolar mais descontraído e aproxima o professor dos estudantes. Além disso, ele acredita que a iniciativa auxilia no aumento do desempenho acadêmico, já que as notas têm melhorado desde que começou a utilizar os memes.

A seleção de memes do professor inclui fotos de personalidades populares da internet, como Gretchen, Joelma e Karol Conká, bem como outros memes famosos. Cristiano relata que os alunos aguardam ansiosamente para receberem suas provas corrigidas e descobrir qual meme receberão, seja de celebração ou consolo.

"Os alunos já sabem que sempre faço essa correção e ficam na expectativa: 'qual meme vou receber hoje?' ou 'se aparecer a Carminha, estou ferrado'. Com isso, o ambiente fica descontraído", comenta o professor.

A atitude de Cristiano tem sido elogiada nas redes sociais, com muitos usuários destacando a importância de tornar o ambiente escolar mais leve e descontraído, principalmente em tempos de pandemia e ensino remoto. O professor enfatiza que suas aulas são sempre dinâmicas e que busca constantemente inovar para facilitar a assimilação do conteúdo pelos alunos.

"Esses memes representam a internet, algo com o qual estão conectados frequentemente. Com isso, a confiança surge e eu consigo fazer com que meu conteúdo seja melhor assimilado por eles. Minhas aulas são sempre dinâmicas e sempre inovo", explica.

Cristiano espera que sua ação inspire outros educadores a inovarem em suas metodologias de ensino e atraiam a atenção dos alunos para a aprendizagem. Ele ressalta que o uso dos memes é apenas uma das várias maneiras de tornar o ensino mais atraente e motivador para os estudantes e enfatiza a importância de estar sempre aberto a novas ideias e abordagens.


@cristianoesousa @TikTok Brasil ♬ Funk Mozart - MC Nau



Com informações de Visor Notícias