Fotógrafo pede para tirar fotos de idosa e descobre que ela está ficando cega, em Porto Belo

O único tratamento que pode salvá-la se chama Eylia

Fotógrafo pede para tirar fotos de idosa e descobre que ela está ficando cega, em Porto Belo

Divulgação / Razões para Acreditar

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

O Brian é fotógrafo, ele tem um projeto chamado “Retratos Desconhecidos”, onde aborda as pessoas nas ruas, conversa e conhece a história delas e depois as fotografa.

E foi assim que ele conheceu a dona Maria, de 79 anos, que mora em Porto Belo. Ela estava sentada em um banquinho, e quando ele perguntou se poderia conversar e depois tirar algumas fotos, ela já começou a chora.

Disse que está ficando cega imagina o tormento que está na cabeça dessa mulher, para já começar a desabafar com uma pessoa que ela nem conhece.

Dona Maria tinha um filho único de 60 anos, que faleceu de infarto há pouco mais de 1 ano e meio. Depois disso, a saúde dela piorou muito. São problemas de coração, pressão alta, psicológicos e também problemas na visão (um deslocamento de retina). Hoje, ela enxerga somente vultos: “Eu só vejo fumaça na minha frente”.

O único tratamento que pode salvá-la se chama Eylia. São 6 injeções caríssimas, que podem recuperar 30% da visão, mas que nem em sonhos ela conseguiria pagar.

A família é muito simples e pelo SUS não conseguem. Mesmo com a idade avançada, dona Maria até chora, dizendo que quer voltar a enxergar para conseguir trabalhar.



Pra você ter noção, ela é aposentada, mas recebe somente 590 reais. O filho, quando vivo, fez um empréstimo em nome dela, estava pagando certinho, mas com o falecimento a dívida ficou com ela.

Seu Edno, seu esposo, só consegue fazer bicos, pois tem que cuidar dela é ele quem faz comida, que arruma a casa, que lava roupas, chega a dar comida na boca dela. Nos dias em que ele está trabalhando, deixa a comida pronta e pede para vizinhos esquentarem para ela.

E tem outra coisa. Além da visão estar ruim, a casa em que moram, que é herança do ex-marido já falecido há muitos anos, está bem ruim e chove muito dentro. Já tentaram até colocar plásticos no teto para evitar as goteiras, pois era o que tinham condição de fazer.

Quando a gente vê uma pessoa como a dona Maria, logo lembra de uma avó ou um parente e dá vontade de abraçar apertado. Não podemos abraçar fisicamente, mas podemos ajudá-la a recuperar a visão e ter seu sorriso de volta. Com informacões Razões para Acreditar.

Caso você sentir no seu coração em contribuir com algum valor simbólico e mudar a vida da dona Maria, acesse o link da vaquinha.