Menino de 13 anos salva a vida da irmã engasgada durante refeição

Ele conseguiu desobstruir as vias respiratórias da menina após realizar a manobra de Heimlich

Menino de 13 anos salva a vida da irmã engasgada durante refeição

DIVULGAÇÃO / Redes sociais

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Na tarde desta terça-feira (16), um jovem de apenas 13 anos se tornou um herói ao salvar a vida de sua irmã mais nova e evitar uma tragédia em Araguatins, região do Bico do Papagaio, no Tocantins.

Wallyson Teles dos Santos mostrou coragem e agilidade ao aplicar uma técnica aprendida no Programa Educacional Bombeiro Mirim (PROEBOM), conseguindo desobstruir as vias respiratórias da menina que se engasgou durante uma refeição.

Receba notícias pelo WhatsApp gratuitamente! Clique aqui para entrar em nossa comunidade!

O incidente ocorreu quando a mãe de Wallyson, enquanto realizava um atendimento em um salão de beleza, pediu que o filho alimentasse sua irmã mais nova.

Preparando um prato de ovo cozido com arroz, o garoto deixou a refeição no sofá e saiu rapidamente do cômodo. Ao retornar, encontrou sua irmã com os olhos vermelhos e as mãos na garganta, sinais evidentes de engasgo.

Agindo com destreza e utilizando a técnica de Heimlich, que aprendera nas aulas do PROEBOM sobre atendimento pré-hospitalar, Wallyson ajoelhou-se ao lado da irmã e aplicou pressão no diafragma dela. Essa manobra tem como objetivo deslocar o alimento obstrutivo dos pulmões, induzindo a tosse forçada e permitindo a liberação das vias aéreas.

Felizmente, graças à rápida intervenção do jovem herói, a menina conseguiu expelir o pedaço de ovo cozido que obstruía sua respiração, voltando a respirar normalmente. Segundo informações fornecidas pelo Corpo de Bombeiros, Wallyson é um aluno dedicado do programa PROEBOM, que inclui em seu currículo aulas sobre obstrução de vias aéreas causada por aspiração de corpo estranho (OVACE).

A ação corajosa de Wallyson serve como um lembrete do valor desses programas educacionais, que capacitam jovens a agirem de forma responsável em situações de emergência.