VITÓRIA DA VIDA: Menina vence o câncer após quase 4 anos de batalha

A família celebra a vitória e espera que sua história possa inspirar e ajudar outras pessoas a lutar contra o câncer

VITÓRIA DA VIDA: Menina vence o câncer após quase 4 anos de batalha

DIVULGAÇÃO/ REDES SOCIAIS

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Após uma luta de quase quatro anos contra um câncer raro, a pequena Helena Bottós Lema, de 7 anos, moradora de Brusque, finalmente terminou seu tratamento.

Helena foi diagnosticada com neuroblastoma IV metastático de alto risco aos 4 anos de idade, e a família teve que se mudar para a Espanha em busca de tratamento, já que o procedimento específico para esse tipo de câncer ainda não era aprovado no Brasil.

No entanto, após um ano e oito meses de tratamento na Espanha, eles viajaram para os Estados Unidos, onde Helena se tornou a primeira brasileira a completar um tratamento norte-americano para diminuir as chances de recidiva do câncer.

Ao longo do processo, Helena passou por uma cirurgia, quimioterapia, transplante de células tronco, radioterapia e imunoterapia, além de 4.380 comprimidos para evitar a recidiva do neuroblastoma metastático.

A mãe de Helena, Juliana Bottós, relatou que o tratamento não se resume apenas a números, mas a inúmeras demonstrações de carinho e apoio de outras pessoas.

Apesar das adversidades, a família de Helena encontrou forças para transformar essa experiência em uma missão e fundaram a empresa Vesper Ventures, que investe em startups de biotecnologia avançada em busca de soluções para a saúde, como o câncer e doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer.

Além disso, a professora de Helena escreveu um livro infantil baseado em sua história, que foi traduzido para o espanhol e é usado por vários hospitais no mundo para trabalhar com crianças com câncer.

Agora, a família celebra a vitória de Helena e espera que sua história possa inspirar e ajudar outras crianças brasileiras a lutar contra o câncer.