Ambev e Heineken avisam governo que preços das cervejas vão aumentar

Empresas alegam que estão com margens de lucro muito apertadas devido ao encarecimento dos insumos

Ambev e Heineken avisam governo que preços das cervejas vão aumentar

Ambev é dona de marcas como Skol, Brahma, Antarctica, Bohemia e Stella Artois — Foto: Ambev / Divulgação

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

A indústria cervejeira, representada por gigantes como Ambev e Heineken, está enfrentando dificuldades diante do aumento dos custos de produção e a escassez de embalagens. Como resultado, as fabricantes alertaram o Ministério da Fazenda e os Estados sobre a impossibilidade de absorver mais aumentos de impostos, o que poderia impactar ainda mais o preço da bebida.

De acordo com um estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e apresentado pelo Sindicerv, desde 2019 até o final de 2022, as empresas cervejeiras já absorveram 52,8% do aumento dos custos de produção.

No entanto, apenas 14% desse aumento foi repassado aos preços. Essa política afetou as margens de lucro, especialmente para as microcervejarias, que tiveram dificuldades em obter retorno financeiro.

AGORA: Receba notícias pelo WhatsApp gratuitamente! Clique aqui para entrar em nossa comunidade, salve o contato do administrador e fique sempre bem informado!

Os custos de produção têm sido impactados pela escassez de embalagens e pelo aumento nos preços de malte e lúpulo, insumos essenciais na fabricação de cerveja e majoritariamente importados. Esses fatores têm pressionado o setor, que desempenha um papel significativo no cálculo da inflação medida pelo IPCA.

Apesar dos desafios enfrentados, a expectativa é que a produção e o consumo de cerveja registrem um aumento de 4,5% neste ano, alcançando a marca de 16,5 bilhões de litros.

A indústria continuará buscando alternativas para lidar com os desafios e garantir o abastecimento do mercado, ao mesmo tempo em que trabalha para preservar a qualidade e a diversidade da oferta de cervejas aos consumidores.