Bandeira tarifária verde é anunciada para o mês de junho, sem cobrança adicional na conta de luz

A previsão é que a bandeira verde seja acionada durante todo o ano de 2023

Bandeira tarifária verde é anunciada para o mês de junho, sem cobrança adicional na conta de luz

Divulgação / Redes sociais

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Nesta sexta-feira (26), a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) divulgou que a bandeira tarifária para o mês de junho será verde, o que significa que não haverá adicional de cobrança na tarifa de energia elétrica. Com esse anúncio, os consumidores de todo o país completam o primeiro semestre do ano sem a cobrança extra na conta de luz. A tendência é que a bandeira verde seja acionada durante todo o ano.

A indicação da bandeira verde ocorre devido às condições favoráveis de geração de energia elétrica, com destaque para o bom desempenho das hidrelétricas, que estão se beneficiando do período de chuvas. A oferta abundante de recursos hídricos tem proporcionado um cenário positivo, com os níveis de armazenamento dos reservatórios atingindo uma média de 87% no início do período seco.

AGORA: Receba notícias pelo WhatsApp gratuitamente! Clique aqui para entrar em nossa comunidade, salve o contato do administrador e fique sempre bem informado!

O mecanismo das bandeiras tarifárias foi criado em 2015 com o objetivo de trazer transparência ao custo real da energia elétrica. Desde então, a sinalização das bandeiras tem sido atualizada de acordo com as projeções da ANEEL, levando em consideração as condições de geração de energia em todo o país.

Para o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, o anúncio da bandeira verde é de extrema importância para as famílias brasileiras, garantindo segurança energética e preços justos. O governo busca equilibrar o desenvolvimento econômico e social, assegurando que a energia chegue a todos os lares do país.

A previsão é que a bandeira verde seja acionada durante todo o ano de 2023, proporcionando alívio financeiro aos consumidores e estimulando o uso consciente da energia elétrica.