Brasil confirma caso de "vaca louca" e suspende exportação de carne à China

O Ministério da Agricultura informou sobre a suspensão nesta quarta-feira (22)

Brasil confirma caso de "vaca louca" e suspende exportação de carne à China

DIVULGAÇÃO / REDES SOCIAIS

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

O Ministério da Agricultura anunciou nesta quarta-feira (22) a suspensão temporária das exportações de carne bovina do Brasil para a China, seguindo um protocolo sanitário oficial.

A medida foi tomada após a confirmação de um caso atípico da doença "mal da vaca louca" no Pará.

O caso foi detectado em um animal macho de nove anos em uma pequena propriedade no município de Marabá.

De acordo com a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará, trata-se da forma atípica da doença, que surge espontaneamente na natureza em animais mais velhos, não causando risco de disseminação ao rebanho e ao ser humano.

O Ministério da Agricultura destacou que foi feito um comunicado à Organização Mundial de Saúde Animal (OMAS) e que as amostras foram enviadas para o laboratório referência da instituição em Alberta, no Canadá, que poderá confirmar se, de fato, o caso é atípico.

A China e o Brasil assinaram em junho de 2015 um protocolo sanitário que estabelece um autoembargo para as exportações ao país asiático diante de casos de vaca louca. Ou seja, quando uma ocorrência da doença é confirmada, o governo brasileiro suspende automaticamente as exportações.

O embargo é temporário, mas seu tempo de duração é indeterminado e definido pela China, maior compradora de carnes brasileiras.

No último caso confirmado no Brasil, em 2021, as exportações ficaram suspensas por quase quatro meses, e o preço médio de exportação caiu quase 20% naquele período. Já em 2019, um outro caso atípico foi confirmado e o embargo durou 13 dias.

Desta vez, o ministério disse que o animal, criado em pasto, sem ração, foi abatido e sua carcaça incinerada no local. O serviço veterinário oficial brasileiro está realizando a investigação epidemiológica que poderá ser continuada ou encerrada de acordo com o resultado.

A pasta ainda ressaltou que está prestando esclarecimentos aos chineses e que o diálogo com as autoridades está sendo intensificado para demonstrar todas as informações e o pronto restabelecimento do comércio da carne brasileira.

A propriedade em que o caso foi encontrado, que tem 160 cabeças de gado, já está isolada pela agência estadual responsável pela defesa agropecuária.