Escola Segura: unidades estaduais começam a receber segurança de policiais da reserva

Atendendo ao decreto do Governo do Estado, os primeiros policiais treinados começaram nesta segunda-feira, 5, o trabalho nas escolas

Escola Segura: unidades estaduais começam a receber segurança de policiais da reserva

Divulgação

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

A segurança nas escolas estaduais de Santa Catarina recebe um reforço significativo a partir desta segunda-feira (5), com o lançamento do Programa Escola Mais Segura. Seguindo determinação do governador Jorginho Mello, a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) convocou policiais da reserva remunerada para atuar no ambiente escolar.

A inclusão dos policiais na ativa será realizada gradualmente, em linha com a finalização dos processos de contratação e treinamento. "Nossa meta é garantir que cada escola seja coberta pelo Programa, contando com a presença de policiais da reserva", afirmou o comandante-geral da PMSC, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa.

AGORA: Receba notícias pelo WhatsApp gratuitamente! Clique aqui para entrar em nossa comunidade, salve o contato do administrador e fique sempre bem informado!

A iniciativa ocorre dois meses após o trágico incidente em Blumenau, que resultou na morte de quatro crianças. O Programa Escola Mais Segura tem como objetivo reforçar a segurança em todas as escolas estaduais. Aqueles estabelecimentos que ainda não têm um policial da reserva designado pelo Programa são protegidos por patrulhas de segurança escolar diárias.

Os policiais integrados ao programa recebem treinamento específico para operar em ambientes escolares, somando-se à experiência acumulada durante suas carreiras militares. Até o momento, o Escola Mais Segura já qualificou mais de 41 mil profissionais da educação e mais de 1.500 policiais por meio do protocolo “Fugir, Esconder e Lutar”. Além disso, os administrativos da polícia militar estão sendo envolvidos nas atividades operacionais, proporcionando maior segurança a alunos, pais, professores e demais profissionais da educação.

Paralelamente, a Polícia Científica, além de colaborar com a proteção de escolas em dois municípios, desenvolve o Programa PCI na Escola, oferecendo palestras de caráter educativo e preventivo.

O Programa Escola Segura envolve todas as forças de Segurança do estado (Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Científica), além das secretarias da Segurança Pública e da Educação, que desempenha um importante papel pedagógico dentro do programa.