Luciano Hang processa banda por música "Eu Odeio o Véio da Van"

A defesa do empresário busca uma indenização por danos morais no valor de R$ 100 mil, além da retirada da música de circulação

Luciano Hang processa banda por música "Eu Odeio o Véio da Van"

Divulgação / Redes sociais

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

O empresário Luciano Hang, conhecido por ser dono da rede de lojas Havan, está movendo um processo contra a banda Punkzilla devido à música "Eu Odeio o Véio da Van", lançada em 2020. O processo foi protocolado no Tribunal de Justiça de Santa Catarina, na cidade de Brusque, no Vale do Itajaí, em 11 de maio.

Segundo a ação judicial, o título da música pode sugerir uma referência ao apelido pelo qual Luciano Hang é chamado nas redes sociais, "Véio da Havan". O documento destaca que mesmo sem mencionar o nome do empresário no título, o conteúdo e a ilustração da música claramente o identificam como alvo da canção.

AGORA: Receba notícias pelo WhatsApp gratuitamente! Clique aqui para entrar em nossa comunidade, salve o contato do administrador e fique sempre bem informado!

A defesa de Hang alega que a letra da música é excessivamente ofensiva e desrespeitosa, direcionada diretamente a ele. São citados 21 insultos diretos na canção, além de imputações de comportamento criminoso que afetam a imagem e a honra do empresário. O processo descreve a letra como profundamente injuriosa, humilhante e repleta de palavras vulgares.

O processo também menciona a capa do single, que, segundo a defesa, faz referência direta a Luciano Hang por meio de elementos como a Estátua da Liberdade, símbolo da Havan, e a representação de um homem careca vestindo roupas amarelas, semelhante à aparência do empresário.

Na ação, Hang busca uma indenização por danos morais no valor de R$ 100 mil, além da retirada da música de circulação.

A banda Punkzilla, por sua vez, ironizou o processo em uma publicação no Instagram, afirmando que foi processada por Luciano Hang pela música em questão e fazendo referência ao fato de ele ser associado a vans. A banda ainda ressaltou que soube do processo pelos jornais e que ainda não recebeu a intimação oficial. Nos comentários, diversos seguidores manifestaram apoio à banda.

A formação da banda Punkzilla ocorreu em 2014, em Porto Alegre, e é composta por Francis Fussiger (vocalista), Diego Aires de Freitas (baixista), Northon Amaral (guitarrista) e Lucas Costa de Souza (baterista). Suas letras são conhecidas por abordar temas políticos de forma irônica e são influenciadas por bandas clássicas do punk e hardcore, tanto brasileiras como internacionais.