Lula concede o mais alto grau da Ordem do Rio Branco à Alexandre de Moraes, Zanin, Janja e outros

Decreto foi publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira (21)

Lula concede o mais alto grau da Ordem do Rio Branco à Alexandre de Moraes, Zanin, Janja e outros

Divulgação / Redes sociais

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva homenageou diversas personalidades brasileiras com a Ordem do Rio Branco, uma das mais altas condecorações do país. Entre os agraciados com a Grã-Cruz, o grau mais elevado da ordem, estão figuras notáveis como a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, e a vice-primeira-dama Lu Alckmin. O decreto foi publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira, 21.

A Ordem do Rio Branco, estabelecida em 1963 e nomeada em homenagem ao Barão do Rio Branco, patrono da diplomacia brasileira, é destinada a reconhecer "serviços meritórios e virtudes cívicas". Como grão-mestre da ordem, o presidente Lula concedeu a honraria a personalidades que se distinguiram em diversas esferas.

Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) como Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes foram promovidos ao mais alto grau da ordem. A lista inclui também outras figuras proeminentes, como o ex-advogado de Lula e atual ministro do STF, Cristiano Zanin, além de ministros do governo.

Importante destacar também a concessão da honraria em graus distintos a políticos como Eliziane Gama (PSD-MA), Humberto Costa (PT-PE), Jandira Feghali (PCdoB-RJ) e Gleisi Hoffman (PT-PR), assim como a centenas de outros homenageados.

O decreto prestou ainda uma homenagem póstuma ao indigenista Bruno Pereira e ao jornalista Dom Phillips, ambos assassinados em junho de 2022, e às cantoras Elza Soares, Gal Costa e Rita Lee, reconhecendo suas contribuições e legados.

Esta série de condecorações, ocorrendo após a morte do patriota Cleriston Pereira Cunha, preso por "atos antidemocráticos" e que deixou esposa e duas filhas.