Ministério da Agricultura investiga fraude em produção de requeijão em SC

Adição de amido não era declarada no rótulo de produtos

Ministério da Agricultura investiga fraude em produção de requeijão em SC

DIVULGAÇÃO / MAPA

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) anunciou nesta quarta-feira (10) que foi encontrada a presença de amido em requeijões comuns e cremosos sem indicação no rótulo, em uma operação realizada em nove estados brasileiros.

A fraude econômica foi detectada em 9 amostras, de um total de 180 coletadas em 66 estabelecimentos com Serviço de Inspeção Federal (SIF), Serviço de Inspeção Estadual ou Distrital (SIE/SID) e Serviço de Inspeção Municipal (SIM).

Os estados que foram alvo da operação foram Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. De acordo com o ministério, o amido é um componente que não estava indicado no rótulo dos produtos e só pôde ser identificado em análises laboratoriais.

Os produtos irregulares foram apreendidos e os estabelecimentos também sofreram autuação em processo administrativo específico, segundo informou o Mapa. O ministério ainda esclareceu que não pode divulgar as marcas dos requeijões com inconformidades, pois o processo segue em andamento.

O objetivo da operação é garantir a qualidade e a segurança dos alimentos vendidos no país, bem como coibir fraudes econômicas que possam prejudicar os consumidores. O Mapa reforça a importância de verificar a procedência e as informações contidas no rótulo dos produtos antes de adquiri-los.