
Divulgação
No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.
Uma gravação completa do pastor Luiz Hermínio, da igreja Mevam em Itajaí, trouxe novas informações sobre o caso de abuso envolvendo uma menina de cinco anos nos Estados Unidos, conhecido como o caso Lívia. O acusado é o pastor Marcus Grubert, amigo de Luiz Hermínio e marido da cantora gospel Heloísa Rosa.
Após o vazamento parcial do áudio, Luiz Hermínio afirmou que a gravação foi manipulada e tirada de contexto. "Alguém pegou uma conversa minha, onde eu tentava explicar o que eu sabia sobre o ocorrido, e essa pessoa má intencionada editou o áudio, cortando um trecho para parecer que eu estava minimizando o crime. [...] Jamais acobertaria ou tentaria minimizar um crime. Mesmo que fosse meu filho, ele teria que arcar com as consequências de seus atos", declarou na época.
O pastor afirmou que está pronto para processar os responsáveis pela divulgação do áudio descontextualizado. "Tenho três advogados preparados com o caso, mas estou orando ao Juiz dos juízes, o Advogado dos advogados. Ele é o justo juiz e fará justiça melhor do que eu", disse Luiz Hermínio.
Perguntado sobre por que não revelou a gravação original antes, a assessoria de imprensa de Luiz Hermínio explicou que ele interage com milhares de pessoas diariamente nas redes sociais, onde tem dois milhões de seguidores. "Ele não sabia com quem havia falado [...] A semana seguinte ao vazamento do áudio foi bastante tumultuada. O pastor cancelou agendas e ficou recluso com a família. Foi um período muito difícil para todos os envolvidos", justificou a assessoria.
O caso de abuso foi arquivado pela justiça norte-americana. Haline Sampaio, mãe da menina Lívia, que teria sido abusada por Marcus Grubert, trabalhava como assessora da esposa dele, Heloísa Rosa. Em entrevista ao programa Encontro, Haline contou que o abuso ocorreu durante uma noite na casa de Heloísa e Grubert. Haline relatou que, ao buscar a filha, notou que Heloísa estava muito tensa. "Ao chegar em casa, minha filha relatou que algo estranho havia acontecido", lembrou Haline. Heloísa prometeu depor a favor da vítima, mas não compareceu na data marcada e não respondeu às mensagens de Haline desde então.
Recentemente, Haline e o marido publicaram um vídeo informando que o caso foi arquivado e que a medida protetiva contra Marcus foi retirada. Eles contrataram novos advogados para tentar reabrir o caso e buscar um novo julgamento.
Apesar de o caso de abuso não envolver diretamente a Mevam ou Luiz Hermínio, o pastor de Itajaí foi pressionado por seguidores a se manifestar publicamente devido à amizade com Irineo Grubert, pai de Marcus. O áudio vazado foi uma resposta de Luiz a um dos seguidores que pediu um comentário sobre o caso.