Porca dá à luz 41 leitões em um único parto em SC

Segundo o veterinário, a média seria entre 12 a 14 leitões por parto

Porca dá à luz 41 leitões em um único parto em SC

DIVULGAÇÃO

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Na última segunda-feira (27), a Granja Dal Bó, localizada no interior de Faxinal dos Guedes/SC, fez história ao registrar um feito inédito: uma porca pariu 41 leitões em um único parto.

O gerente da granja, Ernani Funini, afirmou que o parto começou às 9h50 e finalizou às 14h30, sendo necessário colocar alguns leitões para serem amamentados com outras porcas devido ao grande número de filhotes.

Funini destacou que a empresa apresenta um crescimento anual no número de nascimentos, mas essa quantidade de filhotes é um feito inédito. Até o momento, o máximo registrado era de 26 leitões. Esse número reflete nas vendas, segundo o gerente, considerando que em 2015 foram comercializados 55 mil animais, enquanto em 2022 o número saltou para 70 mil.

O veterinário da Secretaria da Agricultura, Rodrigo Lanzarini, afirmou que o fato é resultado de um excelente trabalho da equipe, somando fatores como o melhoramento genético, a nutrição, a ambiência e os atributos individuais da fêmea. Segundo o veterinário, a média seria entre 12 a 14 leitões por parto, o que torna o registro de 41 leitões uma eventualidade rara.

“É um grande resultado para a Granja Dal Bó e também para nós, como município, é um orgulho que tenha acontecido logo aqui no nosso município. Então a gente fica feliz”, disse Lanzarini. O feito da porca está chamando a atenção e gerando curiosidade de produtores e estudiosos da área.