Trabalhadores são humilhados em Canelinha e fazem cocô em buraco na SEMAIS

A denúncia foi fiscalizada nesta terça-feira (12)

Trabalhadores são humilhados em Canelinha e fazem cocô em buraco na SEMAIS

Divulgação

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Nesta terça-feira (12), uma denúncia alarmante foi investigada nas proximidades da estação de tratamento da SEMAIS, localizada no loteamento Colina Verde, Porto do Moura, próximo às margens da SC 410, em Canelinha.

O vereador da cidade, Thiago Vinícius Leal (MDB), mobilizou-se para averiguar a situação após denúncias da comunidade. O que ele encontrou foi um cenário chocante: um buraco aberto repleto de fezes humanas e papel higiênico descartado nas imediações.

AGORA: Receba notícias pelo WhatsApp gratuitamente! Clique aqui para entrar em nossa comunidade, salve o contato do administrador e fique sempre bem informado!

Além disso, a falta de limpeza era evidente não só no chão, mas também nas estruturas ao redor. Moscas pousavam e se alimentavam das fezes, representando um risco sanitário alarmante, já que esses insetos poderiam entrar em contato com a água distribuída à população.

"Realmente, o lugar está muito sujo. É uma área onde se espera que tudo seja limpo e organizado, e já havia denunciado isso em uma sessão da câmara assim que fiquei sabendo. No entanto, nada foi feito", lamentou o vereador Thiago Vinícius Leal.

Segundo informações obtidas durante a inspeção, o local antes possuía um banheiro para os trabalhadores. Este foi demolido há mais de 15 dias para dar lugar à construção de uma nova casa de química. Surpreendentemente, não houve a instalação de um banheiro químico ou qualquer outro tipo de estrutura para substituir o sanitário demolido, deixando os trabalhadores em uma situação vexatória e insalubre.


Após a denúncia, a Prefeitura de Canelinha emitiu a seguinte nota, que disponibilizamos na íntegra:

A Prefeitura Municipal de Canelinha e o Serviço Municipal de Água, Infraestrutura e Saneamento Básico – SEMAIS, sempre no dever e respeito que têm por toda a nossa comunidade, vêm por meio desta prestar esclarecimentos para a população Canelinhense.

Em razão da matéria jornalística veiculada na tarde desta terça-feira, 12 de setembro de 2023, bem como a proporção e o tumulto causado em face do conteúdo produzido, o secretário Ricardo, está averiguando a situação do local onde foram encontrados supostos dejetos, de maneira que, abriu-se uma investigação para a identificação dos envolvidos, bem como sua responsabilização.

Cabe esclarecer que o SEMAIS é regularmente inspecionado, o qual realiza periodicamente atividades de monitoramento da qualidade da água distribuída. Ressaltamos que são coletadas periodicamente amostras da água distribuída que são analisadas por laboratório, de forma a verificar o atendimento aos padrões de potabilidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

Ademais, informam ainda que a empresa responsável pela nova casa de química já efetuou a contratação de banheiro químico para que os funcionários que lá atuam, possam utilizar, de modo que será instalado nos próximos dias.

Por fim, repudia-se todo e qualquer ato que venha a causar quaisquer prejuízos a população, sendo que o caso será investigado.