Calor e chuvas isoladas: confira a previsão do tempo em SC

Com a proximidade do fim do verão, a meteorologia indica dias quentes e ensolarados, com pancadas de chuva e possíveis temporais para o estado

Calor e chuvas isoladas: confira a previsão do tempo em SC

Imagem ilustrativa/ Reprodução: ND+

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Com a proximidade do fim do verão, a previsão do tempo para Santa Catarina indica dias quentes e ensolarados, com pancadas de chuva e possíveis temporais. Nesta quinta-feira (16), de acordo com a Defesa Civil, a influência da circulação marítima deixa o ar abafado e pode causar variações de nuvens e chuvas rápidas na parte da manhã nas regiões do Litoral e Vale do Itajaí. Já nas outras áreas do estado, espera-se sol entre nuvens e temperaturas elevadas.

Durante a tarde, o calor intenso deve causar pancadas isoladas de chuva com possibilidade de temporais, especialmente no Planalto Norte e no Extremo Oeste do estado. As temperaturas máximas durante a tarde devem ficar entre 27 e 31°C, com a sensação de ar abafado.

Além disso, é esperado vento fraco a moderado e ondas de Leste a Nordeste entre 0,5 e 1 m, com possíveis picos de 1,5 m entre a Grande Florianópolis e o Litoral Sul.

No entanto, a circulação marítima continuará atuando em Santa Catarina na sexta-feira (17), mantendo a condição de variação de nuvens e chuvas rápidas no Litoral e áreas próximas. Já nas outras regiões do estado, a previsão é de sol e calor, com possibilidade de pancadas isoladas de chuva e trovoadas entre a tarde e o início da noite.

No final de semana, a previsão indica sol predominante em todas as regiões de Santa Catarina no sábado (18), mas à tarde e à noite, em virtude do calor e da aproximação de uma frente fria, são esperadas pancadas isoladas de chuva e temporais.

As temperaturas mínimas durante a manhã ficarão entre 12 e 20°C em boa parte do Estado, com exceção dos Planaltos e da Grande Florianópolis Serrana, onde podem variar de 12 a 15°C. Já as temperaturas máximas durante a tarde irão se aproximar dos 30°C em todo o território catarinense, atingindo até 33°C no Oeste, no Litoral Norte e no Litoral Sul.

Para o início da próxima semana, a previsão indica que o clima típico de verão continuará em Santa Catarina, com altas temperaturas e a possibilidade de pancadas de chuva isoladas. A frente fria deve se afastar gradualmente em direção ao alto mar.