Ciclone é detectado pela primeira vez no Atlântico Sul do Brasil

Esse evento é considerado raro no Atlântico Sul do Brasil e merece atenção por parte dos órgãos de monitoramento

Ciclone é detectado pela primeira vez no Atlântico Sul do Brasil

DIVULGAÇÃO / Satélite NOAA

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Os satélites NOAA registraram nesta segunda-feira (27) o primeiro ciclone do Atlântico Sul no Brasil. De acordo com o site MetSul, o fenômeno está ocorrendo a cerca de mil quilômetros a Sudeste de Porto Alegre.

Segundo análises feitas por modelos numéricos que verificam os dados dos satélites, a pressão atmosférica mínima no centro do ciclone na madrugada desta segunda-feira era de 975 hPa, cerca de 22 hPa abaixo do valor registrado no mesmo horário no dia anterior. A medida faz parte da contagem de pressão atmosférica.

No fim de semana, rajadas de vento atingiram 91 km/h na Barra do Chuí, no Rio Grande do Sul. No entanto, o vento mais forte se limitou ao Litoral Sul gaúcho e à área das Lagoas. Em outras áreas do Leste gaúcho, houve rajadas, mas sem potencial de danos.

O meteorologista Piter Scheuer explicou que, devido à distância do fenômeno de Santa Catarina, não haverá influência sobre o Estado diante da atuação deste ciclone.

Esse evento é considerado raro no Atlântico Sul do Brasil e merece atenção por parte dos órgãos de monitoramento do clima e das autoridades locais, uma vez que pode afetar o estado do tempo em algumas regiões costeiras.