Frente fria traz risco de tempestades isoladas e ventos fortes em Santa Catarina nesta quinta (30)

Previsão indica temporais isolados e ventos ocasionais de até 60 km/h, com risco baixo a moderado para alagamentos e deslizamentos pontuais no estado.

Frente fria traz risco de tempestades isoladas e ventos fortes em Santa Catarina nesta quinta (30)

Reprodução/ imagem ilustrativa

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

A combinação de uma frente fria em alto mar com o calor e umidade deve provocar chuvas e tempestades isoladas em diversas regiões de Santa Catarina nesta quinta-feira (30). O risco é baixo a moderado para danos causados por raios, ventos fortes, queda de granizo, alagamentos e deslizamentos pontuais.

As temperaturas máximas podem atingir 33°C no Litoral Norte e Baixo/Médio Vale, enquanto no Planalto Sul devem ficar em torno de 25°C. Nas demais áreas do estado, as temperaturas variarão entre 26 e 30°C. Os ventos serão predominantemente fracos a moderados, com mudança de direção do quadrante norte para o sul ao longo do dia. Rajadas ocasionais de 40 a 60 km/h são esperadas durante os temporais, principalmente nas áreas litorâneas.

O mar estará calmo nesta quinta-feira, com ondas de até 1,0 m em todo o litoral catarinense, vindas da direção sudeste.

Já na sexta-feira (31), o dia começa com sol e poucas nuvens no estado, mas a aproximação de uma nova frente fria, aliada ao calor, pode trazer pancadas de chuva e tempestades isoladas à tarde, principalmente nas cidades do Grande Oeste ao Litoral Sul. O risco de danos relacionados aos temporais e à chuva intensa em curto período permanece baixo a moderado.

As temperaturas ao amanhecer variarão entre 12°C na Serra e 23°C em outras áreas, com máximas chegando a 36°C em algumas cidades do litoral, Baixo/Médio Vale e Extremo Oeste. Ventos fracos a moderados predominarão no estado, mudando para o sul no final da noite, com rajadas associadas aos temporais podendo atingir de 50 a 70 km/h.