Poxa, São Pedro! Previsão preocupante indica chuva volumosa para o Sul do Brasil

Em parceria com o Conexão GeoClima, fonte de credibilidade no segmento de meteorologia, o Jornal Razão divulga a previsão para os próximos dias em Santa Catarina e Paraná

Poxa, São Pedro! Previsão preocupante indica chuva volumosa para o Sul do Brasil

Reprodução / Conexão Geoclima

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Os modelos meteorológicos indicam que uma nova frente de chuva está se aproximando da região Sul do Brasil, trazendo consigo a possibilidade de chuvas volumosas e intensas nos próximos dias. 

A previsão, que abrange um período de 78 horas, coloca mais de 20 municípios em estado de atenção para o risco de alagamentos, deslizamentos de terra, inundações e aquaplanagens.

De acordo com os meteorologistas, a chuva deve começar na noite desta quarta-feira (22) e se estender até a tarde de sábado (25), com intensidade variando de moderada a forte. O solo já se encontra encharcado devido às chuvas recentes, o que torna qualquer nova precipitação ainda mais preocupante.

As autoridades locais recomendam que moradores de áreas de risco tomem precauções, como deixar seus documentos pessoais em um local seguro e, em caso de qualquer barulho suspeito durante a chuva ou após, acionar imediatamente o serviço de emergência.

A previsão de chuva intensa é maior para algumas cidades da região, como Anitápolis, Santa Rosa de Lima, Rio Fortuna, Grão Pará, Braço do Norte, Orleans, Lauro Müller, Urussanga e Treviso, todas em Santa Catarina. Também há previsão de chuvas intensas nas cidades de Matinhos, Paranaguá e Pontal do Paraná, no Paraná.

Já entre a madrugada de sexta-feira (24) e a tarde de sábado (25), as cidades que requerem maior atenção são Garuva, Florianópolis, São Pedro de Alcantâra, São José, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz, São Bonifácio, Paulo Lopes, Garopaba, Imbituba, Imaruí e Armazém, todas em Santa Catarina, além de Campina da Lagoa, Nova Cantu, Altamira do Paraná, Ubiratã, Juranda, Boa Esperança, Campo Mourão, Roncador e Farol, no Paraná.

A Sigma Meteorologia, que forneceu a imagem da previsão para os próximos dias, alerta que as chuvas devem ser orográficas, ou seja, decorrentes do choque das massas de ar contra as serras e montanhas, o que aumenta a probabilidade de alagamentos e deslizamentos de terra.

Diante desse cenário, a população deve estar atenta e seguir as orientações das autoridades locais, evitando deslocamentos desnecessários durante as chuvas e procurando abrigo em locais seguros em caso de emergência.

A previsão do tempo e o acompanhamento dos eventos meteorológicos são fundamentais para minimizar os riscos e proteger a população em situações de adversidade. Acompanhe as atualizações e fique sempre informado.