Santa Catarina em alerta para chuva extrema nos próximos dias

Aviso é da Conexão Geoclima, parceiros do Jornal Razão com alto índice de acerto nas previsões climáticas

Santa Catarina em alerta para chuva extrema nos próximos dias

Reprodução / WRF

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

O Sul do Brasil está se preparando para enfrentar um evento meteorológico incomum nos próximos dias. De acordo com informações da Conexão GeoClima, um sistema de baixa pressão no continente deve avançar até o oceano atlântico neste sábado (04) e dar origem a um ciclone.

Embora não se saiba exatamente qual será a natureza desse ciclone - extratropical, subtropical ou híbrido - especialistas alertam para o risco de acumulados significativos de chuva no litoral Sul de Santa Catarina, com previsão de mais de 300 mm entre os dias 04 e 06 de março, e acumulados de 100 a 200 mm em um único dia.

O sistema de baixa pressão deve gerar ventos mais intensos no litoral Sul de SC, com rajadas que podem superar os 60km/h no domingo (05). Esse vento vai criar muita convergência de umidade na região, o que aumenta o risco de tempestades, raios e trovoadas.

Embora o ciclone em si não seja intenso, as características do evento são incomuns, o que torna difícil a sua classificação pelos modelos meteorológicos. 

Diante disso, é importante que as pessoas que moram na região fiquem atentas e tomem as precauções necessárias para se protegerem, especialmente em áreas propensas a enchentes e deslizamentos de terra. As autoridades locais estão monitorando a situação e emitindo alertas à população para que se mantenham informados e sigam as orientações dos órgãos competentes.

Esse é um evento climático raro, e que pode causar sérios impactos na região. Por isso, é fundamental que a população esteja consciente dos riscos e esteja preparada para enfrentar as tempestades e possíveis enchentes ou deslizamentos de terra.