Sistema que causou 40 mortes em SP avança por SC e acende alerta

Alerta Laranja é válido para as próximas 3h na região do Litoral Norte e Vale do Itajaí, em SC

Sistema que causou 40 mortes em SP avança por SC e acende alerta

Reprodução / SBT

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Após deixar um rastro de destruição em São Paulo com mais de 40 mortos, o sistema considerado catastrófica pelos volumes extraordinários que atingiu o litoral do estado de São Paulo no fim de semana com precipitação extrema está atuando no Litoral de Santa Catarina. 

O modelo meteorológico de alta resolução, o WRF de 3 km, que identificou os acumulados excepcionais de 500 mm a 700 mm no litoral paulista, indica a possibilidade de chuva isoladamente volumosa com marcas excessivas, acima de 200 mm.

Devido a tragédia causada em SP, a Defesa Civil de Santa Catarina está emitindo diversos alertas sequencialmente.

A região do Litoral Norte de SC, sobretudo no Vale do Rio Tijucas, Costa Esmeralda e Vale do Itajaí, estão em alerta considerado laranja. 

"CHUVA PERSISTENTE de intensidade forte isolada com ALAGAMENTOS, risco de ENXURRADAS e DESLIZAMENTOS para os municípios de Apiúna, Ascurra, Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Barra Velha, Benedito Novo, Blumenau, Botuverá, Brusque, Camboriú, Canelinha, Doutor Pedrinho, Gaspar, Guabiruba, Ibirama, Ilhota, Indaial, Itaiópolis, Itajaí, Itapema, José Boiteux, Leoberto Leal, Lontras, Luiz Alves, Massaranduba, Navegantes, Nova Trento, Penha, Pomerode, Porto Belo, Presidente Nereu, Rio Negrinho, Rio dos Cedros, Rodeio, São João Batista, São João do Itaperiú, Tijucas, Timbó e Vidal Ramos nas próximas 3 horas", alerta a Defesa Civil. 

O WRF indica o risco de chuva isoladamente volumosa principalmente para pontos do Sul e do Leste catarinense, o que inclui o litoral catarinense, e projeta acumulados excessivos bastante localizados que podem ficar entre 100 mm e 200 mm, e que não se descarta em alguns locais possam ser ainda mais elevados em cenário que exige atenção.

A possibilidade de chover muito forte a intensamente é reforçada pela característica da chuva que se espera, de natureza orográfica. Os ventos úmidos que soprarão do mar, e o Atlântico está muito aquecido junto ao Sul do Brasil com maior disponibilidade de umidade, ao encontrarem a Serra do Mar na costa catarinense podem gerar acumulados isoladamente extremos.

É fundamental enfatizar e deixar muito claro que, apesar de ser o mesmo sistema que atuou no litoral paulista e que esteja a se prever o risco de chuva volumosa, a MetSul, empresa especializada em meteorologia, não antecipa que os volumes sejam tão altos quanto os registrados em São Paulo. O que ocorreu no litoral paulista foi extraordinário e acumulados perto de 700 mm em 24 horas não possuem precedentes documentados no Brasil.

Com informações do Jornal Razão e MetSul Meteorologia