Papa emérito Bento XVI morre aos 95 anos

Alemão Joseph Ratzinger foi escolhido papa no dia 19 de abril de 2005, após a morte de João Paulo 2°, no mesmo ano

Papa emérito Bento XVI morre aos 95 anos

Divulgação / Redes sociais

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Morreu na manhã deste sábado (31), em Roma, Joseph Aloisius Ratzinger, o papa emérito Bento XVI, aos 95 anos. O religioso estava com a saúde frágil e o papa Francisco chegou a pedir orações para ele, nesta semana. Bento XVi foi papa entre 2005 e 2013, quando renunciou ao cargo.

Ratzinger nasceu em 16 de abril de 1927 na cidade de Marktl, mas passou boa parte da infância e adolescência em Traunstein, perto da fronteira com a Áustria.

De família humilde e o mais novo de três irmãos, entrou para o seminário aos 12 anos e era fluente em diversas línguas, entre elas grego e latim. Mais tarde, fez doutorado em teologia na Universidade de Munique.

Joseph Ratzinger foi professor de Teologia durante 25 anos na Alemanha, antes de ser nomeado arcebispo de Munique. Em seguida, virou o guardião do dogma da Igreja Católica durante outros 25 anos em Roma. Ele foi eleito líder da instituição em abril de 2005, como sucessor do polonês João Paulo II. Além disso, ele foi nomeado Cardeal em 1977.

A carreira como teólogo e professor de dogmática e de história dos dogmas na Universidade de Ratisbona o levou a escrever alguns ensaios. Entre as publicações, estão: Introdução ao cristianismo (1968), que é uma coletânea de lições universitárias sobre a "profissão de fé apostólica" e Dogma e Revelação, que reúne os ensaios, as meditações e as homilias dedicadas à pastoral em 1973.

Como principal nome da Igreja Católica, ele defendeu uma linha conservadora em temas como aborto, homossexualidade e eutanásia. Algumas de suas declarações provocaram confusão, sobre o islã, o uso de preservativo contra o HIV ou a excomunhão de quatro bispos fundamentalistas em 2009.


Primeira saudação de Bento XVI como papa

"Amados Irmãos e Irmãs, depois do grande Papa João Paulo II, os Senhores Cardeais elegeram-me, simples e humilde trabalhador na vinha do Senhor. Consola-me saber que o Senhor sabe trabalhar e agir também com instrumentos insuficientes. E, sobretudo, recomendo-me às vossas orações. Na alegria do Senhor Ressuscitado, confiantes na sua ajuda permanente, vamos em frente. O Senhor ajudar-nos-á. Maria, sua Mãe Santíssima, está conosco. Obrigado!", discursou o papa emérito no dia 19 de abril de 2005.


Saudação de despedida

Em 28 de fevereiro de 2013, Bento XVI fez uma saudação de despedida aos cardeais presentes em Roma. "Como disse ontem diante dos milhares de fiéis que encheram a Praça de São Pedro, a vossa proximidade e o vosso conselho foram para mim de grande ajuda no meu ministério. Nestes oito anos, vivemos com fé momentos muito agradáveis de luz radiosa no caminho da Igreja, juntamente com momentos nos quais algumas nuvens se adensaram no céu. Procurámos servir Cristo e a sua Igreja com amor profundo e total, que é a alma do nosso ministério. Demos esperança, a que vem de Cristo, que só pode iluminar o caminho", disse.