Após TSE cassar ex-procurador da Lava-Jato, governo Lula ironiza nas redes sociais

Governo federal ironiza cassação de Deltan Dallagnol, enquanto Lula tem condenações anuladas

Após TSE cassar ex-procurador da Lava-Jato, governo Lula ironiza nas redes sociais

Reprodução / Redes sociais

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

O perfil oficial do governo federal no Twitter fez uma paródia sobre a cassação do deputado Deltan Dallagnol (Podemos-PR). Na publicação, o perfil utilizou o mesmo design utilizado por Dallagnol, que era procurador da Operação Lava Jato, para sugerir supostas ligações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com casos de corrupção.

No tweet, há um círculo com a frase "137 dias de governo" e várias setas saindo dele. Ao redor, estão escritos, também em círculos: valorização do salário mínimo, Minha Casa, Minha Vida, Brasil Sorridente, Mais Médicos, Reajuste na merenda, R$ 3,8 bilhões investidos em cultura, 3.500 obras na educação, inflação em queda.

A imagem é acompanhada por um texto: "O Governo continua trabalhando para melhorar a vida da população, por meio de programas como o Brasil Sorridente, Mais Médicos, Bolsa Família, e outras conquistas. Temos convicção de que ainda há muito trabalho pela frente, pois este é apenas o começo da união e reconstrução de um Brasil melhor".

Na noite de terça-feira, 16, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu pela cassação de Dallagnol, ex-procurador da Operação Lava Jato. Desde então, apoiadores de Lula ressuscitaram a apresentação em PowerPoint usada pelo então procurador da Lava Jato.

Em 2022, Dallagnol foi condenado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) a pagar indenização a Lula por danos morais relacionados ao conteúdo da apresentação, feita durante uma entrevista coletiva organizada pela força-tarefa em Curitiba, base e origem da Lava Jato, em setembro de 2016.

Lula passou um ano e sete meses na prisão após ser condenado na Lava Jato por corrupção e lavagem de dinheiro no caso do triplex do Guarujá (SP). Em abril de 2021, o Supremo Tribunal Federal (STF) anulou as condenações impostas a ele pela operação.