CRM-SC faz alerta sobre erros em exames no Hospital Infantil Joana de Gusmão

Profissionais listam problemas que podem comprometer a segurança no atendimento à população

CRM-SC faz alerta sobre erros em exames no Hospital Infantil Joana de Gusmão

Reprodução

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

O Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (CRM-SC) encaminhou ao Ministério Público (MPSC) informações sobre problemas registrados nos serviços do laboratório de análises clínicas que atua como terceirizado no Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis.

Em encontro com o Promotor de Justiça Sandro Ricardo Souza, da área da infância e da juventude, o presidente do CRM-SC, Eduardo Porto Ribeiro, disse que a situação causa grande preocupação entre os médicos.

Segundo relatos encaminhados por profissionais ao Conselho, os problemas registrados no hospital incluem erros em resultados, descarte de material coletado sem a realização de análises, equívocos na identificação de pacientes e demora excessiva em coletas e resultados.

“Isso pode comprometer a qualidade no atendimento à população”, diz Ribeiro. “É grave demais pensar que ocorrem equívocos sérios no resultado de exames que são muito importantes para o diagnóstico de doenças e a definição de tratamentos”.

Nos últimos meses, reclamações sobre o assunto foram registradas por gestores do hospital junto aos próprios laboratórios.

Informações também foram enviadas pelo CRM-SC à Secretaria de Estado da Saúde e ao próprio Ministério Público.

“A atenção ao trabalho do laboratório é essencial para oferecer segurança aos pacientes e garantir as condições adequadas para o trabalho médico. Os profissionais não devem ser obrigados a conviver com o temor de cometer um equívoco a partir da análise de um exame com resultado errado”.



Fonte: JR