Em meio à crise na saúde, Governo de SC anuncia mais 120 leitos de UTI

Novos leitos incluem vagas para adultos, crianças e bebês

Em meio à crise na saúde, Governo de SC anuncia mais 120 leitos de UTI

Divulgação

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Em meio a uma grave crise na saúde pública, o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, e a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, assinaram na segunda-feira (29) um contrato para adicionar 30 novos leitos de UTI ao Hospital e Maternidade Imigrantes em Brusque. Isso marca o lançamento de 120 novos leitos de UTI em todo o estado.

Os novos leitos em Brusque incluem 10 de UTI adulto, 10 de UTI pediátrico e 10 de UTI neonatal, que estarão disponíveis para a população a partir de terça-feira, 30 de maio. O hospital também está ampliando seus serviços para incluir cirurgias eletivas de média e alta complexidade nas áreas de ortopedia e urologia.

"Estamos priorizando a saúde em nosso plano de governo e isso é algo pessoal para mim", disse o governador Mello. "A adição desses 30 leitos no Hospital e Maternidade Imigrantes, juntamente com mais 16 no Hospital Azambuja, representa 46 novos leitos para a região do Vale do Itajaí. Isso é levar a saúde a sério."

A secretária Zanotto reforçou a mensagem do governador, afirmando: "Estamos buscando ativar todos os leitos possíveis dentro da rede hospitalar própria e da rede hospitalar conveniada. Estamos trabalhando diuturnamente para a ampliação da assistência em saúde do nosso estado."

O Hospital Azambuja também está em processo de se tornar um centro de referência em alta complexidade de cardiologia, custeado com recursos do Estado.

Além dos leitos de UTI em Brusque, outros leitos estão sendo disponibilizados em várias cidades do estado, incluindo Itajaí, Blumenau, Araranguá, Sombrio, Lages, São José, Mafra e Caçador.

O Estado também assumirá o custo das cirurgias eletivas realizadas de outubro de 2021 a dezembro de 2022, totalizando R$ 13.550.889,07 para as instituições geridas pelo município de Santa Catarina, com Brusque recebendo R$ 263.600,30 desse total.