Florianópolis registra primeiro óbito por dengue de 2023

Mulher de 34 anos foi vítima da doença. Confirmação foi divulgada nesta quinta (9)

Florianópolis registra primeiro óbito por dengue de 2023

Reprodução/ redes sociais

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Florianópolis registra primeira morte por dengue em 2023: mulher de 34 anos é vítima da doença no bairro Trindade. A confirmação do óbito foi divulgada pela prefeitura nesta quinta-feira (9), que já contabiliza 143 casos e nove internações por dengue na cidade neste ano. Dos casos confirmados, 125 são autóctones, ou seja, pessoas que adquiriram a infecção na cidade.

Os dados preocupam, já que o número de casos está superando o mesmo período de 2022, que foi um ano epidêmico. Os bairros com maior número de transmissão da doença são Coqueiros, Itacorubi, Daniela, Capoeiras, Centro, Abraão, Monte Cristo e Rio Tavares.

Os principais sintomas relatados pelos pacientes foram febre, mialgia, dores de cabeça e náusea. O Centro de Controle de Zoonoses já identificou 1.804 focos de Aedes aegypti em Florianópolis, com maior número em Canasvieiras, Trindade, Jurerê Tradicional, Capivari, Ingleses, Armação do Pântano do Sul, Itacorubi, Capoeiras, Cacupé e Carvoeira.

A prefeitura tem adotado medidas para combater a doença, como aplicação de inseticidas, limpeza de terrenos abandonados e colocação de iscas nos bairros mais afetados. Também tem orientado a população sobre os cuidados básicos para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti. A nova vacina contra a dengue, aprovada pela Anvisa, é uma esperança para reduzir o número de casos e mortes pela doença.