Governo de SC avalia decreto de emergência na saúde devido ao surto de dengue no estado

Objetivo do decreto é facilitar a liberação de atos burocráticos para enfrentamento da crise, bem como auxiliar na captação de recursos junto ao governo federal

Governo de SC avalia decreto de emergência na saúde devido ao surto de dengue no estado

Arquivo/ reprodução/internet

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Santa Catarina está avaliando a possibilidade de decretar emergência na saúde devido à epidemia de dengue que afeta o estado. A situação é mais crítica na Grande Florianópolis, onde há o maior número de casos registrados. O objetivo do decreto é facilitar a liberação de atos burocráticos para enfrentamento da crise, bem como auxiliar na captação de recursos junto ao governo federal.

De acordo com o último boletim da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), 145 municípios, ou seja, mais de 49% das cidades do Estado, foram considerados infestados pelo mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Desde o início de 2023, foram identificados 22.354 focos do mosquito em 212 municípios, o que representa mais de 71% das cidades catarinenses.

Até o momento, foram registrados 14.390 notificações de casos de dengue em Santa Catarina, sendo que 3.044 pessoas foram diagnosticadas com a doença, e dois óbitos foram confirmados. O governo anunciou a criação de um "comitê de crise" para coordenar as ações contra a dengue no Estado e a liberação de R$ 10 milhões para auxiliar os municípios. As medidas foram tomadas em função do alto número de casos de dengue registrados neste início de ano, principalmente em crianças e adolescentes.

Com o decreto de emergência, o governo espera conter a disseminação da doença e minimizar seus impactos na saúde pública em Santa Catarina.