São João Batista lidera ranking de saúde na Grande Florianópolis

Cidade conquistou nota média de 8,0 no programa Previne Brasil no primeiro quadrimestre de 2023

São João Batista lidera ranking de saúde na Grande Florianópolis

Divulgação

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

São João Batista conquistou o primeiro lugar entre os municípios da Grande Florianópolis com mais de 20 mil habitantes na avaliação do programa Previne Brasil relativa ao primeiro quadrimestre de 2023. A nota média alcançada pela Capital Catarinense do Calçado, entre os sete indicadores analisados, foi 8,0.

“O início deste ano, por conta dos impactos da enchente, que causou o fechamento temporário de três unidades, foi de grandes desafios. Mesmo assim, conseguimos novamente melhorar nossos indicadores. Agradecemos muito a todas as equipes pelo empenho e trabalho, que reflete diretamente na melhoria dos serviços prestados à população”, comenta a secretária municipal de Saúde, Karin Leopoldo.

AGORA: Receba notícias pelo WhatsApp gratuitamente! Clique aqui para entrar em nossa comunidade, salve o contato do administrador e fique sempre bem informado!

Conforme ela explica, o programa Previne Brasil leva em consideração sete indicadores. São eles: proporção de gestantes com seis consultas pré-natal, proporção de gestantes com exames para sífilis e HIV, proporção de gestantes com atendimentos odontológicos realizados, proporção de mulheres com coleta de citopatológico, cobertura vacinal contra diversas doenças, proporção de pessoas com hipertensão com consulta e pressão arterial aferida e proporção de diabéticos com consulta e solicitação de hemoglobina glicada.

Com os resultados, São João Batista garante o direito à manutenção de recebimento de transferências da União referentes ao programa. Criado em 2019, como novo modelo de financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS) do país, o Previne Brasil tem parte de seus repasses vinculados ao desempenho alcançado pelas equipes de saúde.