Tijucas alerta para surto de virose no município

Uma série de prevenções foi divulgada pela prefeitura, com o propósito de pedir atenção ao público, já que a demanda na emergência cresceu exponencialmente

Tijucas alerta para surto de virose no município

Divulgação/ ASCOM

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

As altas temperaturas, típicas de verão e o aumento do fluxo de pessoas, especialmente nas cidades litorâneas, faz com que os casos de virose sejam mais frequentes nesta época do ano.

Após várias cidades da região - como Florianópolis, Itapema e Bombinhas - decretarem estado crítico devido a uma grande onda de virose, Tijucas também vive um surto da doença de verão.

Devido à grande quantidade de atendimentos tanto no Pronto Atendimento 24 horas, quanto na emergência do Hospital São José (que também atende toda a região), a secretaria de Saúde de Tijucas vem a público pedir atenção da comunidade para os cuidados com a virose, que pode causar vômitos, diarreia e dores abdominais.

“Estamos com uma grande demanda de atendimentos nas duas frentes médicas emergenciais da cidade, por isso pedimos o apoio da população para os cuidados com a transmissão do vírus, que em Florianópolis já é considerado uma epidemia”, destaca o secretário de Saúde de Tijucas, Vilson José Porcincula.

Para prevenir à doença, é importante:

Lavar as mãos com frequência ou usar álcool gel, especialmente antes e depois de utilizar o banheiro, trocar fraldas, manipular alimentos, amamentar e tocar em animais;

Beber bastante água filtrada, tratada ou fervida. Não consumir água sem saber a procedência;

Usar máscara em locais fechados;

Higienizar frutas, verduras e legumes adequadamente;

Cozinhar bem os alimentos e evitar o consumo de ovos crus e

Não tomar banho em praias impróprias para banho.

“De forma geral, os casos leves de virose podem durar até 14 dias, mesmo assim recomendamos a utilização de soro caseiro, pois é muito importante manter o organismo bem hidratado em caso de contaminação com a virose”, orienta Idarleni Daroci, coordenadora da Vigilância em Saúde de Tijucas.