Vacinação contra varíola dos macacos atrasa em Santa Catarina

Florianópolis lidera o número de diagnósticos, seguida por Balneário Camboriú

Vacinação contra varíola dos macacos atrasa em Santa Catarina

DIVULGAÇÃO/ REDES SOCIAIS

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

A chegada das doses da vacina contra a varíola dos macacos em Santa Catarina não aconteceu até esta quinta-feira (9), o que adia o início da imunização prevista pelo Ministério da Saúde para a próxima segunda-feira (13). A Dive (Diretoria de Vigilância Epidemiológica) afirma que ainda está definindo detalhes sobre a vacinação no estado.

De acordo com o Ministério da Saúde, nesta primeira fase da imunização, as pessoas com maior risco de evolução para as formas graves da doença, como portadores do vírus da Aids e profissionais de laboratórios, terão prioridade.

Além disso, pessoas que tiveram contato direto com os fluidos e secreções corporais de casos suspeitos ou confirmados para a doença também serão vacinadas. Esse público-alvo inicial representa cerca de 16 mil pessoas.

Santa Catarina registrou até o momento 443 casos da doença. Florianópolis lidera o número de diagnósticos, seguida por Balneário Camboriú, São José e Joinville.

O estado também teve uma morte por varíola dos macacos, um homem de 23 anos com imunodepressão, que estava internado desde setembro de 2022.

A Dive informou que foram seguidos todos os protocolos disponíveis para o tratamento, incluindo o uso do antiviral tecovirimat fornecido pelo Ministério da Saúde, mas o jovem morreu por complicações infecciosas da doença.