Catarinense é preso por engano e fica 24h detido na Canhanduba

Erro Judicial Prende Morador Inocente de Balneário Piçarras; Verdadeiro Criminoso Continua Foragido

Catarinense é preso por engano e fica 24h detido na Canhanduba

Reprodução / Arquivo

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Na noite de segunda-feira, um cidadão de Balneário Piçarras, de 50 anos, foi erroneamente detido e encaminhado ao complexo prisional da Canhanduba, em Itajaí, devido a um erro na ordem de prisão cumprida pela Polícia Militar. O verdadeiro suspeito do crime, ainda foragido, é condenado por um crime de estupro e deve cumprir mais de sete anos de prisão.

Valdecir da Silva, popularmente conhecido como Baixinho em Piçarras, foi vítima desta lamentável confusão e passou 24 horas detido em Itajaí. Somente com a intervenção de um advogado, foi possível comprovar o equívoco nos dados do sistema judiciário e garantir sua liberação.

Em um esclarecimento emitido na quarta-feira, a Polícia Militar de Piçarras afirmou que o erro se deu no mandado judicial e não na ação dos oficiais que cumpriram a ordem de prisão. “Os policiais agiram dentro da legalidade, baseando-se nas informações presentes no mandado, como nome da mãe, data de nascimento e CPF, que coincidiam com os dados do abordado”, explicou a nota.

A Polícia Militar também ressaltou que a possibilidade de homonímia foi descartada, pois o CPF é um documento único e individual. Eles reiteraram seu compromisso com a segurança pública e o respeito aos direitos individuais e coletivos.

Devido ao incidente, a defesa de Silva está preparando uma ação judicial por danos materiais e morais causados pelo erro judicial.

O verdadeiro criminoso, condenado por um crime de estupro cometido em Abelardo Luz em 2000, continua sendo procurado pela polícia. De acordo com o mandado de prisão emitido em 28 de abril, o suspeito estaria residindo em Itajaí.