
Divulgação
No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.
A Defesa Civil de Santa Catarina confirmou, nesta segunda-feira (20), a ocorrência do quinto tornado no estado em novembro. O fenômeno atingiu as áreas de Balneário Gaivota e Sombrio, no sul de Santa Catarina, resultando em danos materiais.
O tornado se formou durante um forte temporal na madrugada de sábado (18), em um contexto influenciado por uma frente fria e umidade proveniente da Amazônia. Essas condições climáticas levaram a tempestades severas entre sexta (17) e sábado (18) em várias partes do estado.
Moradores da região afetada documentaram o tornado com vídeos, que exibem a formação de uma nuvem em funil. A classificação como tornado pela Defesa Civil foi baseada na análise de imagens de danos e dados do radar meteorológico do Morro da Igreja, mesmo sem evidências visuais do funil tocando o solo.
Os ventos associados a esse tornado ultrapassaram 100 km/h. Outros tornados registrados no estado este mês ocorreram em Cunha Porã e Itá, no Oeste; em Tubarão, no Sul; e em Urupema, na Serra, onde houve destruição de uma casa, além de outros danos a propriedades e vegetação.