Morador de Tijucas perde a vida durante caçada de javalis na Serra Catarinense

O amigo tentou salvá-lo do ataque do javali, mas acabou atingindo-o acidentalmente com um tiro

Morador de Tijucas perde a vida durante caçada de javalis na Serra Catarinense

DIVULGAÇÃO / Redes sociais

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Um trágico acidente ocorrido na tarde desta quarta-feira (24) resultou na morte de um morador de Tijucas. Jucelio Belmiro Serafim, de 60 anos, perdeu a vida após ser atingido por um tiro acidental durante uma caçada de javalis no interior de São Joaquim, na Serra Catarinense.

De acordo com informações obtidas, a fatalidade ocorreu quando um javali atacou um cachorro durante a caçada. Sem hesitar, Jucelio correu para socorrer o animal, mas infelizmente, foi alvejado acidentalmente por um disparo realizado por seu amigo de caça, que tentava acertar o javali.

AGORA: Receba notícias pelo WhatsApp gratuitamente! Clique aqui para entrar em nossa comunidade, salve o contato do administrador e fique sempre bem informado!

Os serviços de emergência foram prontamente acionados, e equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e o helicóptero Águia da Polícia Militar se deslocaram para o local. Apesar dos esforços empreendidos pelos profissionais de saúde, Jucelio não resistiu aos ferimentos e veio a falecer.

A Polícia Militar compareceu ao local e registrou um boletim de ocorrência. A arma utilizada pelo amigo da vítima, uma espingarda calibre 12 da marca Magnum, foi apreendida para realização de perícia. As autoridades competentes iniciaram uma investigação para esclarecer os detalhes do ocorrido.

O trágico incidente deixou familiares e amigos consternados, que prestaram homenagens emocionadas ao senhor Jucelio. Sua perda repentina deixa uma lacuna no coração de todos que o conheciam.


Javalis e Javaporcos

São animais selvagens, capazes de percorrer grandes distâncias atrás de comida e de fêmeas no cio. O fato deles andarem em grupo, na maioria das vezes provoca a destruição das lavouras. Também, ao entrar em contato com granjas eles podem transmitir doenças aos suínos.

O javali pesa cerca de 80 quilos e possui dentes caninos bem desenvolvidos e curvados para fora. A pelagem é escura nos adultos e listrada nos filhotes. Já os javaporcos pesam cerca de 130 quilos e possuem pelagem de coloração variada. Para manter os animais longe das granjas é aconselhável utilizar barreiras físicas, como por exemplo, cercas de proteção reforçada.

Animais silvestres como queixada e cateto são protegidos por leis ambientais. Somente os javalis e javaporcos são considerados fauna exótica e invasora.


Caça em Santa Catarina

O IBAMA concede autorizações para a caça dos animais e a Polícia Ambiental também autoriza em casos pontuais, através da Portaria 004/CPMA/PMSC/2017. O controle da espécie foi liberado no Brasil pela Instrução Normativa do IBAMA n°03, de 31 de janeiro de 2013 e atualizada pela Instrução Normativa do IBAMA n°12, de 25 de março de 2019.

Também há o Plano Nacional de Prevenção, Controle e Monitoramento do Javali (Sus scrofa) no Brasil - Plano Javali - publicado pela Portaria Interministerial MMA/Mapa n° 232, de 28 de junho de 2017.

O Estado possui Controladores Atiradores Caçadores (CAC) habilitados pelo IBAMA para caça dos animais. São clubes de tiro e pessoas físicas com registro de posse de armas e autorizadas pelos órgãos ambientais para fazer o abate dos javalis nas propriedades. No entanto, além da habilitação que pode ser feita pela internet junto ao IBAMA e presencialmente nas Polícias Ambientais, os “caçadores” também precisam da autorização dos produtores para entrarem nas propriedades.