Mulher assume comando do batalhão da PM em Florianópolis pela primeira vez na história

A Major Clarissa Dias Soares assumiu o posto de comando do 22º BPM da capital catarinense, após 18 anos de carreira militar

Mulher assume comando do batalhão da PM em Florianópolis pela primeira vez na história

DIVULGAÇÃO/ 3º sargento Paulo Henrique Santana/CCS-PMSC

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Florianópolis entrou para a história na última segunda-feira (6) ao ter sua primeira mulher no comando de um Batalhão de Polícia Militar.

A Major Clarissa Dias Soares assumiu o posto de comando do 22º BPM da capital catarinense, após 18 anos de carreira militar.

A comandante afirmou que a indicação para o cargo é a confirmação de que trabalhou pelo caminho certo da competência e retidão.

Ela também destacou a importância da missão, uma vez que a área do 22° BPM já foi conhecida por ser crítica, sob domínio do tráfico.

Ela também destacou a importância da missão, uma vez que a área do 22° BPM já foi conhecida por ser crítica, sob domínio do tráfico. Atualmente, o batalhão atende a 90% das ocorrências geradas no Copom, destacando-se nesse quesito entre os batalhões da Grande Florianópolis.

A ascensão de Clarissa ao comando de um batalhão da Polícia Militar em Santa Catarina é um marco, já que a corporação só permitiu a entrada de mulheres em suas fileiras em 1983.

Segundo ela, as primeiras mulheres que ingressaram na PM enfrentaram o desafio de ser policial militar e virar comandante ainda esta semana foi uma coroação para os 40 anos da entrada de mulheres na corporação.

Para a major, a produtividade ou capacidade de trabalho não depende do gênero e sim do comprometimento com a profissão.

O processo para tornar-se policial militar feminina é semelhante ao dos homens, e a única diferença geralmente está relacionada à altura mínima exigida. Atualmente, a altura mínima para mulheres é de 1,55m e para homens 1,60m.