Presos de SC desfrutam de todas as exigências feitas por bandidos no RN

Televisão nas celas, visita íntima e outros benefícios, reivindicados por onda de ataques no Rio Grande do Norte, são práticas comuns no Sistema Penitenciário de Santa Catarina

Presos de SC desfrutam de todas as exigências feitas por bandidos no RN

Reprodução / Acervo

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

O fato que iremos apresentar não é de conhecimento da população. Pouca gente sabe, mas em Santa Catarina, todas as reivindicações feitas pelos bandidos de faccções criminosas do Rio Grande do Norte já são práticas adotadas no sistema penitenciário. 

Em SC, televisão nas celas, energia elétrica, visita íntima, visita social uma vez por semana, banho de sol diariamente e pecúlio (que é o alimento adquirido pelo preso com dinheiro enviado pelos familiares ou proveniente do salário através do trabalho na unidade prisional) é algo mais do que comum. Na verdade, são poucas as unidades que tem restrição de alguns destes benefícios. 

Todavia, apesar destas 'regalias', SC tem o que é considerado um dos melhores sistemas penitenciários da América Latina, com uma quantidade baixíssima de ocorrências relacionadas a tumultos, manifestações, ataques de facções criminosas, dentre outros. 

Estes índices positivos são alcançados por pilares importantes: educação e trabalho. Na grande maioria das unidades prisionais de SC, é estimulado que o detento curse, ao menos, os primeiros anos da educação básica, ao mesmo tempo em que os internos trabalham em oficinas e fábricas dentro das próprias unidades. Em Tijucas, por exemplo, já existe até mesmo a possibilidade de cursar faculdade. O curso é pago pelo detento com o salário recebido através do emprego dentro do PRT. 

Este modelo adotado em Santa Catarina é fruto de anos de árduo trabalho de pesquisa, intercâmbio com outros países mais desenvolvidos e estudos constantes.

Nos presídios catarinenses, tendo em vista que o acesso a televisão não é um direito, e sim uma concessão prevista na Lei de Execução Penal, que preconiza a obrigatoriedade de conceder acesso ao "mundo exterior", podendo este acesso ser por carta, rádio ou TV, este benefício é usado como 'moeda de troca'. Se os detentos causam problemas, cometem crimes e irregularidades dentro da unidade prisional, imediatamente o sinal de TV é cortado ou, em caso mais drásticos, as televisões são removidas das galerias. 

Enquanto isso, a onda de ataques no estado do Rio Grande do Norte, iniciada na terça-feira (14), continua a aterrorizar a população. Um vídeo que circula nas redes sociais, mostra criminosos se identificando como integrantes da facção responsável pelos ataques, fazendo exigências para que os atos de violência sejam encerrados. O Ministério Público e o governo estadual seguem investigando o caso.

Os criminosos no vídeo, mascarados e armados, fazem reivindicações como melhorias no sistema prisional do estado, visitas íntimas mais frequentes, banho de sol, alimentação de melhor qualidade, televisão e luz nas celas. Além disso, exigem que o Poder Judiciário do Rio Grande do Norte seja investigado por "não soltar presos do semiaberto". Eles também ameaçam policiais e autoridades do estado.