
À esquerda, o rompimento da barragem da Casan em 2021/ à direita, o rompimento do reservatório nesta madrugada. Imagens: reprodução/ ND+/ NSCTOTAL
No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.
Pela segunda vez em menos de três anos, Florianópolis enfrenta os impactos de um rompimento ligado à Casan. Na madrugada desta quarta-feira (6), um reservatório da companhia, localizado na rua Luís Carlos Prestes, bairro Monte Cristo, se rompeu devido ao deslocamento de uma de suas paredes.
Como resultado, 8 milhões de litros de água inundaram o local, afetando diversas residências e levando dois moradores ao hospital com ferimentos leves. Muitos dos desalojados encontraram abrigo temporário em uma igreja próxima.
Este incidente traz à memória o desastre ambiental de janeiro de 2021, quando a lagoa de infiltração da estação de tratamento de esgoto na Lagoa da Conceição também se rompeu. O incidente causou o despejo de esgoto na avenida das Rendeiras e nas águas da Lagoa, prejudicando a fauna local e tornando-a imprópria para banho por um extenso período.
No local do atual rompimento, equipes da Casan, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar estão trabalhando para mitigar os efeitos do desastre. Moradores afetados estão sendo realocados, quando necessário, para hotéis ou pousadas. Joel Horstmann, diretor de operações e expansão da Casan, anunciou a previsão de drenagem da área até às 10h da manhã.
A Prefeitura de Florianópolis já instaurou um inquérito para apurar as causas do recente rompimento. O prefeito Topázio Neto se pronunciou nas redes sociais, informando que equipes do município estão no local averiguando a situação.
O Jornal Razão entrou em contato com a Casan, questionando sobre os ocorridos, mas apenas obteve sobre uma nota sobre o incidente registrado na madrugada desta quarta-feira. Até o momento, a concessionária não comentou sobre o caso de 2021. O espaço segue aberto.
Confira o pronunciamento:
"A CASAN informa que desde as primeira horas desta quarta-feira atua em conjunto com lideranças comunitárias, do Corpo de Bombeiros, Polícia Miliar, Defesa Civil, CASAN, Secretaria Municipal de Segurança Pública e Guarda Municipal, prestando os primeiros atendimentos à população afetada por rompimento de reservatório de água tratada no bairro Monte Cristo, em Florianópolis.
Foi estabelecido um posto de comando na sede do 22° Batalhão de Polícia Militar (BPM), próximo à estrutura rompida, e todo atendimento está concentrado no próprio local. Nesse posto a CASAN também já faz o cadastramento de moradores para as devidas avaliações e indenizações.
O rompimento do reservatório de 2 mil metros cúbicos ocorreu às 2 da manhã desta quarta-feira, na Rua Luís Carlos Prestes. Não há descontinuidade no abastecimento na região".