1º Desfile de Trajes Indígenas ocorre em Tijucas

Desfile de trajes típicos aconteceu nesta terça-feira (25), na aldeia Iteanhaen

1º Desfile de Trajes Indígenas ocorre em Tijucas

Divulgação

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Em 19 de abril se comemorou o Dia do Indígena, pensando em celebrar a data especial, bem como a cultura dos indígenas da região, ocorreu nesta terça-feira (25) o 1º Desfile de Trajes Típicos, na aldeia Iteanhaen, localizada no Morro da Palha, divisa entre os municípios de Tijucas e Biguaçu.

Os trajes, confeccionados com materiais naturais como penas, sementes e fibras, exibiram cores vibrantes e desenhos elaborados, cada um com sua própria simbologia e significado. Além de ser um espetáculo visualmente impactante, o desfile de trajes indígenas também tem um importante papel na preservação e valorização da cultura indígena.

A secretária de Assistência Social, Habitação e Direitos Humanos de Tijucas, Bianca Machado, foi convidada pelos organizadores para ser jurada e prestigiar o evento, representando a Administração Municipal. Para ela, o desfile serviu como um lembrete importante da riqueza e diversidade cultural do Brasil.

“Ao mostrar a beleza e a riqueza das vestimentas tradicionais, as comunidades indígenas fortalecem sua identidade cultural e reforçam a importância da preservação de seus costumes e tradições. Me senti honrada por participar deste momento histórico para a aldeia e para a cidade como um todo”, comentou a secretária Bianca na ocasião.