Divulgação
No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.
A pesca da Tainha começou oficialmente em Santa Catarina no início de maio. No Sul do Estado, em Laguna, os pescadores têm uma ajuda especial na pesca dos peixes, os botos. A cidade é a Capital Nacional dos Botos pescadores e, recentemente, a Pesca com auxílio dos Botos recebeu certificado de registro de patrimônio cultural imaterial de Santa Catarina.
“Os peixes vêm costeando as pedras e os botos observam o cardume no meio do cardume. Quando os peixes saem das pedras, os botos pulam e fazem o cerco em direção aos pescadores, que jogam a tarrafa”, explica Mauro Candemil, ex-prefeito de Laguna, por meio de suas redes sociais. Os botos se alimentam dos peixes e, assim, botos e pescadores são beneficiados.
Para manter este ecossistema, é necessário proteger os botos. Em 2018, foi sancionada em Laguna a Lei Nº 033/18, que regulamenta a proteção da população de Tursiops Truncatus (Boto Pescador), através da proibição de tipos de artes de pesca consideradas nocivas à espécie. Diversos projetos na cidade também são desenvolvidos para proteger a espécie.