Dia de São Pedro é comemorado em 29 de junho; saiba mais sobre o assunto

Ele é considerado o "santo da chuva" e também encerra os festejos juninos

Dia de São Pedro é comemorado em 29 de junho; saiba mais sobre o assunto

Divulgação / Redes sociais

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Hoje, 29 de junho, marca o Dia de São Pedro, encerrando as comemorações juninas que começam com Santo Antônio em 13 de junho, e seguem com São João em 24 de junho. Embora não seja um feriado nacional, a data é reconhecida localmente no estado de Alagoas e em vários municípios do Brasil.

Quer saber mais sobre quem foi São Pedro e por que ele é conhecido como o "santo da chuva"? Confira a seguir.

São Pedro, originalmente chamado Simão, foi um dos doze apóstolos de Jesus Cristo. Ele era pescador na região do Mar da Galileia, assim como seu irmão André. De acordo com o Novo Testamento da Bíblia, após Pedro declarar "Tu és Cristo, o filho de Deus vivo", Jesus o nomeou como o líder dos apóstolos e passou a chamá-lo de "Pedro", que significa "rocha". Jesus lhe deu as "chaves do reino do Céu" e o poder de "ligar e desligar". Por isso, é comum chamá-lo de "santo da chuva", pois alguns fiéis acreditam que ele tem o poder de alterar o clima, trazendo fertilidade às terras.

AGORA: Receba notícias pelo WhatsApp gratuitamente! Clique aqui para entrar em nossa comunidade, salve o contato do administrador e fique sempre bem informado!

Após a ressurreição de Cristo, Pedro foi o primeiro apóstolo a quem Cristo apareceu, sendo reconhecido posteriormente como o primeiro papa da Igreja Católica.

Mas por que celebramos o Dia de São Pedro em 29 de junho? A data foi escolhida em referência à tradição católica que celebra o martírio de São Pedro.

Diz-se que ele foi crucificado de cabeça para baixo em Roma, por pedido próprio, por considerar indigno morrer da mesma forma que Jesus Cristo. Este sacrifício elevou São Pedro à condição de mártir, sendo sua memória honrada no dia 29 de junho.