Oficina em Bombinhas ajuda produtores culturais a produzirem seus projetos

Oficina acontecerá no próximo dia 1º de julho, na Casa de Cultura Dona Tila. Saiba como se inscrever:

Oficina em Bombinhas ajuda produtores culturais a produzirem seus projetos

Créditos: FMCB

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Acontece no dia 1º de julho, sábado, das 9h00 às 12h00, e das 13h30 às 17h30, uma Oficina de Elaboração de Projetos, com a facilitadora Marcinha Ferreira, na Casa de Cultura Dona Tila. A oficina aborda desde a construção do objeto do projeto idealizado, até a elaboração de relatórios de execução e de prestação de contas fiscal. E objetiva colaborar com a classe artística bombinense em avançar para além do campo das ideias e conseguir redigir os seus projetos culturais.

A produtora Marcinha Ferreira destaca que diante do cenário cultural com os recursos da Lei Paulo Gustavo no município e no estado, o edital local Mestre Cantalício Rocha, o de fomento do estado Elisabete Anderle, todos para serem executados no segundo semestre, e a regulamentação da Lei Aldir Blanc 2, também prevista para o segundo semestre para ser executada em 2024, faz-se necessário uma formação de como elaborar projetos culturais: “a/o astista precisa conhecer a legislação, possibilidades, entender de leitura de editais, todas as etapas que compõe a elaboração de uma proposta e saber como redigi-las. Entender o porque da contratação de determinados profissionais e também construir e ativar a rede colaborativa de artistas dentro de Bombinhas e no estado catarinense. É isso que pretendemos com essa oficina, ampliar horizontes” enfatiza a produtora cultural.

A inscrição deve ser feita por meio do formulário do Google disponível no link: http://www.culturabombinhas.com.br/oficinadeprojetos2023 até dia 29 de junho, os participantes receberão certificados.

A realização da oficina é da Fundação Municipal de Cultura de Bombinhas – FMC.

Sobre a facilitadora

Marcinha Ferreira é escritora, jornalista, especializada em jornalismo literário e cultural. Produtora cultural, assessora de projetos, assessora de comunicação na área de projetos culturais. Prestadora de serviços como parecerista, e Conselheira Estadual de Cultura de Letras e Municipal de Literatura.

É membro das Comissões de Organização e Acompanhamento – COA, dos editais Elisabete Anderle 2019, 2020, 2021 e 2023; Prêmio Catarinense de Cinema de 2020, do Prêmio de Reconhecimento por Trajetória Cultural Lei Aldir Blanc de Santa Catarina de 2020 e do edital de Credenciamento #SCulturaEmSuaCasa 2020. Membro do Comitê e da Operativa Estadual da Lei Paulo Gustavo de Santa Catarina, e dos Comitês das Regionais Vale do Itajaí, Serrana e Demais Linguagens da FCC. É presidente da Academia Bombinense de Letras (ALBSC seccional Bombinhas Mestre Atílio Antão) e da ALBSC Microrregional Itajaí.

Foi reconhecida como Mestra da Literatura Catarinense pelo edital Culturas Populares edição Teixeirinha 2019.