Nova ponte do Perequê permitirá a passagem de embarcações pelo rio

Nova ponte entre Porto Belo e Itapema terá 7 metros de altura e permitirá navegação no 'Perequê'

Nova ponte do Perequê permitirá a passagem de embarcações pelo rio

Lorran Barentin / Jornal Razão

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

O projeto de uma nova ponte no rio Perequê, conectando Itapema e Porto Belo, inclui uma estrutura de 7 metros de altura e 16 metros de largura. Com um orçamento de R$ 8 milhões, o projeto será financiado pela prefeitura de Itapema. A empresa Paco Pedras, de Gaspar, venceu a licitação para a construção. O início das obras está previsto para depois que a adutora de água, que atravessa a ponte, for removida pela Prefeitura de Porto Belo, de acordo com a prefeita Nilza Simas. Enquanto isso, para minimizar o congestionamento durante a travessia, uma ponte flutuante está sendo construída e deverá estar concluída até a próxima sexta-feira (29).


A ponte flutuante será capaz de suportar oito veículos de cada vez, além de uma área dedicada a ciclistas e pedestres. Um sistema de alternância de passagem também será instalado. "Temos os dois terrenos preparados para a base. Os módulos já chegaram e as duas extremidades já estão prontas. Quando a parte central da estrutura chegar, a empresa irá montá-la e, segundo seu cronograma, começará a operar na próxima sexta-feira", informou Cabo Motta, Coordenador da Defesa Civil de Itapema.

Falando ao Visor Notícias, parceiro do Jornal Razão, a prefeita Nilza Simas forneceu detalhes sobre a obra. Ela mencionou que a nova ponte deve estar concluída dentro de 10 meses após a assinatura da ordem de serviço. "Estamos esperando a remoção da adutora de Porto Belo e, após isso, autorizaremos o início da obra. A nova ponte terá 16 metros de largura e 7 metros de altura, entre o nível da água e o início da ponte. Além disso, ela desempenhará uma função social importante, permitindo que as águas da chuva fluam mais facilmente para o mar e tornando o rio navegável. Com 7 metros de altura, será possível a passagem de embarcações", explicou. A área também contará com uma ponte móvel do Exército, que será disponibilizada após a assinatura de um acordo entre o Governo Federal e Estadual. As bases de acesso para essa ponte já estão prontas.