Turismo em alta: Itajaí se destaca no cenário de cruzeiros marítimos

Já estão previstas 43 escalas e são esperados 124 mil visitantes, novo recorde no turismo náutico na próxima temporada

Turismo em alta: Itajaí se destaca no cenário de cruzeiros marítimos

Divulgação

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Itajaí, reconhecida por seu potencial turístico, está prestes a vivenciar um marco histórico na temporada de cruzeiros 2024/25. A cidade catarinense, única no estado a oferecer embarques de passageiros, aguarda com expectativa a chegada de 50.700 turistas que iniciarão suas viagens marítimas a partir de seu porto, um aumento considerável de 35% em relação ao ano atual. Adicionalmente, prevê-se a visita de outros 73.000 turistas em trânsito, elevando o total para impressionantes 124.000 visitantes, um número sem precedentes na história de Itajaí.

Desde 2019, após um hiato desde a temporada 2015/16, Itajaí consolidou-se novamente como um destino chave para cruzeiros, experimentando um crescimento consistente no turismo náutico. Na temporada 2023/24, a cidade já havia recebido expressivo número de visitantes, totalizando 113.000 turistas distribuídos em 42 escalas.

O impacto deste fluxo turístico é significativo para a economia local, beneficiando diretamente o comércio, além de bares, restaurantes e outros estabelecimentos, conforme destaca o secretário municipal de Turismo e Eventos, Thiago Morastoni. A Praia Brava se destaca entre os atrativos mais procurados pelos visitantes, que chegam à cidade com roteiros e passeios previamente planejados.

Na última temporada, o Centreventos de Itajaí serviu de ponto de embarque para os transatlânticos Costa Favolosa e MSC Lírica, que realizaram escalas semanais. O sucesso dessas operações sublinha a importância estratégica de Itajaí no cenário do turismo náutico brasileiro e reforça o potencial da cidade para atrair ainda mais visitantes e investimentos no setor nos próximos anos.