Divulgação
No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.
Lucas Gabriel dos Reis da Silva, aluno da Escola Bento Elói Garcia, no Morretes, destacou-se ao conquistar a medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP).
A premiação, que reconhece o talento matemático de estudantes de todo o país, aconteceu no início desta semana no Rio de Janeiro.
Além de ser o único representante das escolas públicas da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (AMFRI) a receber a medalha de ouro, Lucas Gabriel se sobressaiu entre mais de 18,3 milhões de inscritos. A competição deste ano premiou apenas 650 alunos com a cobiçada medalha de ouro.
A OBMEP é organizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e visa estimular o estudo da matemática entre alunos e professores das escolas públicas e privadas do Brasil.
Desde sua criação, em 2005, a olimpíada tem se tornado uma das maiores competições de conhecimento do mundo, promovendo a valorização e o incentivo ao ensino de matemática em todas as regiões do país.
A competição é dividida em duas fases. Na primeira, realizada em escolas de todo o Brasil, os estudantes enfrentam uma prova objetiva. Os melhores colocados avançam para a segunda fase, que consiste em uma prova discursiva. A partir dos resultados das duas etapas, são selecionados os medalhistas de ouro, prata e bronze, além dos alunos que recebem menções honrosas.
Além das medalhas, os premiados têm a oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica (PIC) e do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC Jr.), oferecidos pelo IMPA. Esses programas visam aprofundar o conhecimento matemático dos estudantes, proporcionando experiências práticas e teóricas no campo da matemática.