Após 4 anos de dedicação, Seu Maneca se despede da APAE de Tijucas

Manoel Amadeu Moiseis: o homem que transformou a APAE de Tijucas

Após 4 anos de dedicação, Seu Maneca se despede da APAE de Tijucas

Lorran Barentin / Jornal Razão

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Manoel Amadeu Moiseis, conhecido como Maneca da Manecar Veículos, é um nome que ficará para sempre marcado na história da APAE de Tijucas. Após anos de intensa dedicação e trabalho incansável, Seu Maneca anuncia seu afastamento temporário, deixando um legado de transformação e melhoria para a instituição. Nesta reportagem especial, prestamos homenagem a este grande homem e suas conquistas em prol das pessoas com deficiência.

Seu Maneca, que nasceu em Paulo Lopes e se mudou para Tijucas em 1975, ingressou na APAE em 2015 após um gesto de solidariedade: a doação de um carro para a instituição. A partir de então, sua vida se entrelaçou à história da APAE de Tijucas, onde assumiu a vice-presidência em 2017 e, em 2019, a presidência.

“A APAE não veio por acaso. É provação, chamado de Deus. Eu morava perto da APAE há 30 anos e nunca me preocupei em visitar a instituição. Em 2015 fiz um projeto onde abri um grupo de consórcio e doamos um Onix para a APAE de Tijucas. Certo dia eu estava num evento e fui convidado para assumir a vice-presidência. Acabei aceitando”, relembra.

Durante sua gestão, a APAE de Tijucas passou por uma série de transformações e investimentos, fruto da dedicação e comprometimento de Seu Maneca. Entre as realizações, destacam-se:

A construção de um buffet novo, auditório e modernização da parte elétrica, a reativação da hidroterapia batizada de Ivone Gevaerdi em homenagem a doadora da piscina térmica, a expansão do prédio e revitalização da fachada, proporcionando uma nova identidade à instituição, o aumento do número de alunos atendidos, passando de 105 para 238, a implantação do Centro de Equoterapia Marco Aurélio Sedrez, que hoje atende 32 alunos semanalmente, a criação de uma horta e viveiro de peixes e a montagem de uma academia adaptada.


“APAE está organizada. Quando entrei era 105 alunos e hoje está com 238. É uma benção. Um atendimento de primeira categoria, com grandes profissionais que temos hoje na APAE de Tijucas. Tenho certeza absoluta que valeu a pena”, comemora.

Apesar de seu afastamento temporário, Seu Maneca continuará presente na vida da APAE de Tijucas, oferecendo apoio e conselhos à vice-presidente Carmen. Ele deixa um rastro de amor, comprometimento e dedicação em prol das pessoas com deficiência, que passaram a ter um atendimento de primeira categoria na instituição.

“Era um sonho a gente atender os alunos com um trabalho de equoterapia, onde doei um cavalo, o Xiru, para esta instituição e hoje estamos atendendo todas as segundas e terças, 16 alunos na segunda-feira e 16 alunos na terça-feira. Era o que eu queria, realizar esse sonho”, explica Seu Maneca.

A APAE de Tijucas jamais será a mesma após a passagem de Manoel Amadeu Moiseis. A história de Seu Maneca e seu impacto na instituição ficarão eternizados como um exemplo de amor ao próximo e dedicação às causas sociais. A cidade de Tijucas e a APAE têm muito a agradecer a este grande homem que, com humildade e persistência, mudou a vida de tantas pessoas.

“Não vou desistir da APAE. Hoje a APAE faz parte da minha vida e amo todos os funcionários e todos os prestadores de serviços, amo todos os alunos de coração. O meu afastamento é temporário e verdadeiro e eu preciso viver um novo ciclo na minha vida e dar um pouquinho desse tempo pra mim e tenho a certeza de que estou fazendo a coisa certa porque Deus está no comando”, promete.

Resta, ainda, um dos grandes projetos de Seu Maneca após pegar a APAE em 2019: uma obra de 420 m², que ainda não foi inaugurada.

“As emendas parlamentares ainda não foram repassadas, o que impediu a continuação da obra, mas apenas com os recursos da APAE conseguimos climatizar as 11 novas salas. Todas já estão sendo usadas no atendimento com estimulação para as crianças e adolescentes da APAE de Tijucas”, explica.

Nesta última semana, a APAE de Tijucas também ganhou mais um carro 0km, viabilizado através de iniciativa do Seu Maneca através da Manecar Veículos e Fiat Trevisul, por intermédio do Grupo de Consórcio Parceiros do Bem, com o apoio dos empresários da região.

O Deputado Estadual Emerson Stein esteve na APAE de Tijucas na última semana em reconhecimento a dedicação do Seu Maneca: "um grande trabalho voluntário e social feito durante todos estes anos. É com enorme satisfação que aprovamos uma moção de aplauso na Assembléia Legislativa de Santa Catarina. Muito orgulho de ter o senhor todos estes anos à frente deste trabalho", afirmou Emerson.