Empresário de Tijucas recebe "Medalha de Mérito Maria Gallotti"

"O ex-cobrador de ônibus que hoje é um dos empresários mais respeitados de Tijucas. Seu Maneca é Gente que Faz a Diferença", explica o vereador Rudnei de Amorim

Empresário de Tijucas recebe "Medalha de Mérito Maria Gallotti"

Cristian Maduré / Câmara de Tijucas / Jornal Razão

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Em Tijucas, no Litoral Norte de Santa Catarina, um nome se destaca por seu papel fundamental na promoção do bem-estar social e na economia local: Manoel Amadeu Moiseis, mais conhecido como Seu Maneca. Empresário de sucesso e presidente da APAE de Tijucas desde 2019, Seu Maneca recebeu a "Medalha de Mérito Maria Gallotti" em uma homenagem proposta pelo vereador Rudnei de Amorim.

Maneca nasceu em Paulo Lopes, em 4 de março de 1952, e com apenas 18 anos, foi para Porto Alegre trabalhar como cobrador e motorista de ônibus. Depois de se casar com Sônia Daniel Moisés, ele retornou a Santa Catarina, onde começou a trabalhar na antiga repartição federal SUCAM. Em 1975, foi transferido para Tijucas, onde fundou uma das primeiras lojas de carros da região, a Manecar Veículos.


Hoje, é CEO de importantes concessionárias e lojas multimarcas, movimentando a economia local e gerando diversos empregos. Mas, para além de suas conquistas no mundo dos negócios, Maneca é também conhecido por sua atuação em prol das pessoas e comunidades, entidades e instituições que promovem o bem-estar social.

Seu Maneca é uma figura de destaque na evangelização em paróquias, na missão de cursilho e como incentivador do esporte local, principalmente o futebol amador. Ele também desempenhou um papel importante na direção de associações como XV de Novembro e 13 de Maio, na presidência da Banda União Tijuquense e da Associação Comercial e Industrial de Tijucas (ACIT) entre 2006 e 2008.

Desde 2020, Seu Maneca faz parte da diretoria da APAE de Tijucas, onde desempenhou papéis como vice-presidente e presidente, com uma gestão marcada por importantes avanços e investimentos que beneficiaram a instituição e seus alunos. Sob a liderança de Seu Maneca, a APAE de Tijucas viu o número de alunos atendidos aumentar de 105 para 238, além da implementação de diversas melhorias estruturais e profissionais.

Ao anunciar seu afastamento temporário da presidência da APAE de Tijucas, Seu Maneca deixa um legado de dedicação e amor. No entanto, mesmo durante esse afastamento, seu impacto e influência continuarão a ser sentidos em toda a instituição. "Tenho certeza absoluta que valeu a pena", afirma Maneca, ao falar sobre seu tempo na APAE.

O compromisso e a dedicação de Seu Maneca ao bem-estar das pessoas e comunidades de Tijucas tornaram-no uma figura inesquecível na cidade. Seu impacto na APAE e em outras instituições, além de sua influência no crescimento econômico da cidade, são motivos mais que suficientes para a outorga da "Medalha de Mérito Maria Gallotti". Sem dúvida, Manoel Amadeu Moisés é uma pessoa que faz a diferença em Tijucas.