"Eu venci o câncer": Catarinense dá depoimento inspirador e comemora cura com buzinaço

"Eu sou um milagre, Deus me curou"

"Eu venci o câncer": Catarinense dá depoimento inspirador e comemora cura com buzinaço

Divulgação

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Mel Henay, 34 anos, moradora de Penha, no Litoral Norte de Santa Catarina, enfrentou o sistema de saúde público e a própria doença até ser diagnosticada corretamente com câncer do colo do útero. Mesmo passando por tratamentos ineficazes para problemas que não tinha, como infecção urinária e pedra nos rins, a solução veio através de uma consulta particular com um urologista. "Foi uma ressonância que revelou o que realmente eu tinha: neoplasia primária", conta Mel.

O encaminhamento para a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacom) se revelou um processo burocrático e demorado. "Demorou cinco meses entre o diagnóstico e o início do tratamento", ela afirma. Nesse meio tempo, a doença avançou, comprometendo também a bexiga e eliminando a possibilidade de cirurgia.

O diagnóstico trouxe mudanças significativas para toda a família. Jeferson, o esposo de Mel, até chegou a colocar o carro da família em uma rifa para arrecadar fundos para o tratamento e medicações. "Todos deram o amor e o apoio que ela precisava nesse momento difícil", conta Jeferson.

Além da rede de apoio familiar, muitas pessoas contribuíram financeiramente e emocionalmente para a jornada de Mel. Palavras de fé e esperança também vieram de amigos e desconhecidos, criando uma corrente positiva em torno da sua luta.

Após 11 meses de tratamento intensivo na Unacom em Itajaí e na Corb Clínica de Radioterapia em Blumenau, Mel recebeu a notícia tão esperada: estava curada. "Foi um conjunto de esforços: dos profissionais de saúde, da família, dos amigos e também de pessoas que nem conheço. Mas, sobretudo, foi a minha fé que me manteve firme", celebra Mel.

 Ela também realizou um sonho que vinha alimentando durante toda a sua batalha contra o câncer do colo do útero: sair com seu veículo pelas ruas com os vidros escrito "Eu venci o câncer. Buzine!"

O som das buzinas que ressoaram por onde passava tornaram o momento ainda mais especial. "Essas buzinas foram como um coro coletivo de vitória e me deixaram muito emocionada", relata Mel.

Ao chegar em casa, uma nova surpresa: sua família a esperava para celebrar este momento tão importante. "Foi um conjunto de esforços: dos profissionais de saúde, da família, dos amigos e também de pessoas que nem conheço. Mas, sobretudo, foi a minha fé que me manteve firme", celebra Mel.